Currículos e alfabetização: entre códigos, desvios e experimentação

Autores

Palavras-chave:

Práticaspolíticas de alfabetização, Currículos coletivos, Diferença, Signos da arte, Resistências coletivas.

Resumo

Este texto é um convite para entrar em relação com uma cartografia de uma pesquisa de mestrado e problematiza as macropolíticas de centralização curricular e de regulação da educação, que visam à padronização dos movimentos curriculares no cotidiano escolar. Na relação entre macro/micropolíticas, apresenta, em redes de conversações, as enunciações de professoras e crianças acerca das experimentações curriculares produzidas entre as políticas de alfabetização, em meio às linhas duras, flexíveis e de fuga que atravessam o cotidiano escolar, em movimentos que agenciam os processos de vida, num mapa aberto e suscetível, na intenção de problematizar os efeitos que as concepções de alfabetização, de currículos, de escola e de aprendizagem podem produzir nos processos educativos. Dialoga com Deleuze e Guattari para pensar a educação na perspectiva da invenção e argumentar que, nas fissuras das macropolíticas, é possível criar movimentos curriculares entrelaçados aos signos da arte, por meio da experimentação, como resistência às tentativas de reprodução. Conclui (sempre aberto às novas experimentações) que, no cotidiano escolar, entre formas e forças, há criação de movimentos curriculares coletivos de afirmação da vida num exercício de pensamento que se abre ao novo, ao impensável, rachando postulados e inventando modos outros de existir, com a arte.

Biografia do Autor

Andrea dos Santos Gabriel, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Educação Básica do município da Serra-ES. 

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora adjunta do departamento de Teorias e Práticas Educativas e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa Mestrado Profissional de Educação da UFES.

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Gabriel, A. dos S., & Silva, S. K. da. (2024). Currículos e alfabetização: entre códigos, desvios e experimentação. Educar Em Revista, 40(1), e93105. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/93105

Edição

Seção

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras