Pedagogia Freireana e Pedagogia Histórico-Crítica
aproximações a partir do Materialismo Histórico-Dialético
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.85067Palavras-chave:
Paulo Freire, Dermeval Saviani, Categorias Dialéticas, Processo EducativoResumo
Com o intuito de tecer relações entre a Pedagogia Freireana e Histórico-Crítica com base nas categorias realidade objetiva, trabalho, contradição/superação, mediação e práxis derivados do materialismo históricodialético, foi realizada uma pesquisa qualitativa comparativa entre obras de Paulo Freire e Dermeval Saviani, selecionadas de modo a possibilitar percepção do desenvolvimento histórico das teorias. Com base em trechos que permitissem compreender a apropriação das categorias elencadas nas concepções pedagógicas por eles apresentadas, foi possível compreender a forma pela qual as categorias foram apropriadas pelos autores supracitados, além do estabelecimento de aproximações e distanciamentos entre as vertentes. Dessa forma, se evidenciou a relação das Pedagogias Freireana e Savianística com os elementos do materialismo histórico-dialético, além da base fenomenológica presente na teoria Freireana. Perceberam-se aproximações no que tange o compromisso em possibilitar a superação da opressão vivida pela classe trabalhadora por meio do processo de humanização, na concepção de realidade como objetiva e da possibilidade de conhecimento a partir de movimentos de análise e da validação na práxis como elementos centrais do processo desenvolvimento humano. Os distanciamentos encontrados foram concernentes à importância dada a subjetividade do sujeito, na teoria de Paulo Freire, e no método de ensino (conteúdo-forma), por Saviani, como categorias centrais da organização da prática pedagógica.
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