Reprovação escolar no Ensino Fundamental: análise da diferença dos índices nos anos iniciais e finais

Autores

Palavras-chave:

estatística educacional, ensino fundamental, reprovação escolar

Resumo

Este artigo apresenta a análise das taxas de reprovação escolar, com especial atenção à caracterização das diferenças entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental. Focou-se no exame de estatísticas educacionais, entre 2009 e 2018, do município de Ivoti, situado no estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, foi possível observar que a reprovação nos anos finais é sempre maior que nos anos iniciais, sendo o 6º ano aquele que concentra os maiores índices. Além disso, pode-se perceber que, após a instituição do ciclo de alfabetização, a reprovação no 3º ano não se tornou expressivamente maior do que a observada até então, no 2º ano do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Natália Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de História da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Delci Heinle Klein, Instituto Superior de Educação Ivoti

Professora do Instituto Superior de Educação Ivoti. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Regina Scherer, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Professora aposentada da rede municipa de Porto Alegre (SMED). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

Gil, N., Klein, D. H., & Scherer, R. (2024). Reprovação escolar no Ensino Fundamental: análise da diferença dos índices nos anos iniciais e finais. Educar Em Revista, 40(1), e90026. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/90026

Edição

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