Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo

Autores

Palavras-chave:

Crianças Sem Terrinha, Educação infantil do campo, Formação.

Resumo

Por compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam.

Biografia do Autor

Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Vieira, Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2011). Integra o Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Atualmente é Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha Docência, Currículo e Processos Culturais. Professora efetiva da rede Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil; educação do campo, educação infantil do campo; formação de professores.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes: Projeto Educação (dez/2010-maio/2022). Coordenou o GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2019). Integrou (vice sudeste) a Diretoria da ANPEd (Gestão: ANPEd, Presente! 2020-2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagens, docência e Educação Infantil.

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Vieira, M. A. F. de O., & Côco, V. (2024). Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo. Educar Em Revista, 40(1), e88346. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88346

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente