Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”

Autores

  • Marcia Aparecida Gobbi Universidade de São Paulo
  • Cleriston Izidro dos Anjos

Palavras-chave:

educação, infância, urbano, movimentos sociais, populações

Resumo

Este artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados.

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Gobbi, M. A., & Anjos, C. I. dos. (2024). Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”. Educar Em Revista, 40(1), e94770. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente