Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84349Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino superior, Construtos e saberes, Docência, ComplexidadeResumo
Os resultados apresentados neste artigo são decorrentes de pesquisa de Doutorado que acolheu a temática da
mudança paradigmática na docência, frente às transformações da ciência, da educação, da comunicação e da
informação na sociedade do século XXI, as quais influenciaram a dimensão pedagógica do ensino, indicando
a necessidade de desenvolver estudos sobre os conceitos de construtos e saberes presentes nas práticas
de ação dos docentes dos cursos de licenciatura. Tendo como base a teoria do pensamento complexo, o
problema de pesquisa buscou responder: Quais construtos e saberes podem ser apontados como subsídios
para a formação pedagógica continuada de professores universitários, de maneira a acolher a visão da
complexidade na docência? O objetivo geral foi conceituar os construtos e saberes docentes que atendem
à visão do paradigma da complexidade na docência nas licenciaturas. A investigação é qualitativa, do tipo
pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. O estudo mostrou que os construtos podem ser considerados
uma construção produzida mentalmente e um princípio, quando estabelecido em pesquisas científicas, para
desenvolver um conjunto operacional de medidas que dará sentido ao julgamento subjetivo, olhando para a
coleta de dados e partindo para a análise de acontecimentos, situações ou características relacionadas à vida
social. Além disso, como resultado da investigação, foi possível identificar diferentes dimensões indicadas por
autores de referência sobre o conceito de saberes, sendo: saberes transdisciplinares, saberes das práticas
educativas e saberes docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

