Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84349Palabras clave:
Formação de professores, Ensino superior, Construtos e saberes, Docência, ComplexidadeResumen
Os resultados apresentados neste artigo são decorrentes de pesquisa de Doutorado que acolheu a temática da
mudança paradigmática na docência, frente às transformações da ciência, da educação, da comunicação e da
informação na sociedade do século XXI, as quais influenciaram a dimensão pedagógica do ensino, indicando
a necessidade de desenvolver estudos sobre os conceitos de construtos e saberes presentes nas práticas
de ação dos docentes dos cursos de licenciatura. Tendo como base a teoria do pensamento complexo, o
problema de pesquisa buscou responder: Quais construtos e saberes podem ser apontados como subsídios
para a formação pedagógica continuada de professores universitários, de maneira a acolher a visão da
complexidade na docência? O objetivo geral foi conceituar os construtos e saberes docentes que atendem
à visão do paradigma da complexidade na docência nas licenciaturas. A investigação é qualitativa, do tipo
pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. O estudo mostrou que os construtos podem ser considerados
uma construção produzida mentalmente e um princípio, quando estabelecido em pesquisas científicas, para
desenvolver um conjunto operacional de medidas que dará sentido ao julgamento subjetivo, olhando para a
coleta de dados e partindo para a análise de acontecimentos, situações ou características relacionadas à vida
social. Além disso, como resultado da investigação, foi possível identificar diferentes dimensões indicadas por
autores de referência sobre o conceito de saberes, sendo: saberes transdisciplinares, saberes das práticas
educativas e saberes docentes.
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