Formação do professor de dança para o contexto escolar

visões e realizações no passo da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.84257

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação de professores de dança, Epistemologia da prática, Base de conhecimento profissional docente.

Resumo

O artigo tem como foco a formação do professor de dança para o contexto escolar, e teve por objetivo
compreender como se configura a formação inicial do professor de dança no Brasil, no âmbito de uma
universidade pública com trajetória consolidada na área. Duas perspectivas teóricas da formação docente
funcionaram como catalisadores do processo de investigação: a ideia de profissional prático reflexivo em
articulação com o conhecimento profissional docente. Sua metodologia desenvolveu-se com análise
documental e entrevistas narrativas, tendo como aporte epistêmico-metodológico a perspectiva (auto)
biográfica. A análise foi construída a partir de aspectos que se debruçam sobre a formação inicial do professor
de dança, e as concepções e práticas de formação em dança. Os resultados indicam que a reflexão acerca dos
elementos da dança e a vivência no campo artístico são consideradas nos processos de ensino e aprendizagem em dança. Constatou-se a compreensão da dança enquanto arte, a presença de metodologias favorecedoras
de processos criativos e uma concepção de formação interativa e colaborativa. 

Biografia do Autor

Cecília Silvano Batalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em educação (FE/UFRJ); Licenciada em educação física, BAcharel em dança, ambas pela UFRJ; professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em educação pela PUC-RJ;Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. 

Publicado

2024-11-28 — Atualizado em 2024-12-03

Versões

Como Citar

Batalha, C. S., & Cruz, G. B. da. (2024). Formação do professor de dança para o contexto escolar: visões e realizações no passo da experiência. Educar Em Revista, 40(1), e84257. https://doi.org/10.1590/1984-0411.84257 (Original work published 28º de novembro de 2024)

Edição

Seção

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