O projeto de capital humano do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe
aprendizagem e avaliação educacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93777Palavras-chave:
Capital Humano., Covid-19, Pobreza de Aprendizagem, Avaliação EducacionalResumo
Este artigo tem por finalidade analisar as orientações do Banco Mundial para reprodução do capital humano na América Latina e no Caribe, no que diz respeito às dimensões educacionais de aprendizagem e de avaliação no contexto da crise sanitária da pandemia da covid-19, respondendo à seguinte problemática: Como se configuram as orientações Banco Mundial para a América Latina e o Caribe quanto ao seu projeto de capital humano, no que se refere às dimensões educacionais de aprendizagem e de avaliação no período da crise sanitária da pandemia da covid-19? Trata-se de uma pesquisa documental, com foco nos documentos do Banco Mundial, no período de 2020 a 2023, e de uma pesquisa bibliográfica, em que se buscou a interlocução com os excertos que abordam as categorias de capital humano, de aprendizagem e de avaliação educacional.
Como resultado do estudo, confirma-se que o Projeto de Capital Humano do Banco Mundial está inserido
no contexto das reformas econômicas e políticas neoliberais, sob o argumento de promoção do crescimento
econômico, do desenvolvimento sustentável e inclusivo, de redução das taxas de pobreza e de aprendizagem,
o que torna central as dimensões educacionais de aprendizagem e de avaliação para a formação e a
preservação de capital humano, assim como para mensuração dos impactos da pandemia da covid-19 na
formação desse capital humano.
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