O projeto de capital humano do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe

aprendizagem e avaliação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.93777

Palavras-chave:

Capital Humano., Covid-19, Pobreza de Aprendizagem, Avaliação Educacional

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar as orientações do Banco Mundial para reprodução do capital humano na América Latina e no Caribe, no que diz respeito às dimensões educacionais de aprendizagem e de avaliação no contexto da crise sanitária da pandemia da covid-19, respondendo à seguinte problemática: Como se configuram as orientações Banco Mundial para a América Latina e o Caribe quanto ao seu projeto de capital humano, no que se refere às dimensões educacionais de aprendizagem e de avaliação no período da crise sanitária da pandemia da covid-19? Trata-se de uma pesquisa documental, com foco nos documentos do Banco Mundial, no período de 2020 a 2023, e de uma pesquisa bibliográfica, em que se buscou a interlocução com os excertos que abordam as categorias de capital humano, de aprendizagem e de avaliação educacional. 
Como resultado do estudo, confirma-se que o Projeto de Capital Humano do Banco Mundial está inserido
no contexto das reformas econômicas e políticas neoliberais, sob o argumento de promoção do crescimento
econômico, do desenvolvimento sustentável e inclusivo, de redução das taxas de pobreza e de aprendizagem,
o que torna central as dimensões educacionais de aprendizagem e de avaliação para a formação e a
preservação de capital humano, assim como para mensuração dos impactos da pandemia da covid-19 na
formação desse capital humano.

Biografia do Autor

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil;
Professora, Universidade Estadual Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Simone Sandri, Universidade Estadual Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil; Professora, Universidade
Estadual Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Estadual Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Figueiredo, I. M. Z., Sandri, S., & Guerra, D. (2024). O projeto de capital humano do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe: aprendizagem e avaliação educacional . Educar Em Revista, 40(1), e93777. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93777

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame