Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet

Autores

Palavras-chave:

Cidade, Educação, Artesania, Cooperação, Sennett.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais.

Biografia do Autor

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universidade de VIC Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias.

Carolina Gobbato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, Rio Grande do Sul.

Doutora (2019) e Mestra (2011) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no Curso de Pedagogia.

Claines Kremer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Educação (2019) pela mesma universidade. Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2020) pelo Instituto Maris. Graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). É assessora pedagógica para formação continuada de professores no Ateliê de estudos em Educação Infantil Papovai.

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Barbosa, M. C. S., Gobbato, C., & Kremer, C. (2024). Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet. Educar Em Revista, 40(1), e89104. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89104

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente