Práticas sociais para uma internacionalização crítica e decolonial na universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94759Palavras-chave:
Educação Superior, Política de Internacionalização, Decolonialidade, Inclusão Social, Migrantes.Resumo
Ao redor do mundo a internacionalização do ensino superior segue abordagens distintas em sua concepção e prática institucional, podendo valorizar, ainda que despropositadamente, uma dominação neoliberal de educação como mercadoria e pressupostos de ação mercadológicos, ou valorizar uma cooperação internacional solidária, de equilíbrio nas relações de poder, de transformação e de responsabilidade social. O objetivo do artigo é discutir a internacionalização sob uma perspectiva decolonial e crítica, analisando as ações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para promoção da internacionalização e inclusão no contexto da América Latina. Essa pesquisa documental desdobra-se sobre os Editais para financiamento de Mobilidade Internacional lançados pela UEMS e sobre o Programa UEMS Acolhe. Os resultados mostram como a instituição guia suas ações para a inclusão e amplia as possibilidades de sua comunidade acadêmica para desenvolver pesquisa, extensão e mobilidade no sul global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

