Práticas sociais para uma internacionalização crítica e decolonial na universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94759

Palavras-chave:

Educação Superior, Política de Internacionalização, Decolonialidade, Inclusão Social, Migrantes.

Resumo

Ao redor do mundo a internacionalização do ensino superior segue abordagens distintas em sua concepção e prática institucional, podendo valorizar, ainda que despropositadamente, uma dominação neoliberal de educação como mercadoria e pressupostos de ação mercadológicos, ou valorizar uma cooperação internacional solidária, de equilíbrio nas relações de poder, de transformação e de responsabilidade social. O objetivo do artigo é discutir a internacionalização sob uma perspectiva decolonial e crítica, analisando as ações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para promoção da internacionalização e inclusão no contexto da América Latina. Essa pesquisa documental desdobra-se sobre os Editais para financiamento de Mobilidade Internacional lançados pela UEMS e sobre o Programa UEMS Acolhe. Os resultados mostram como a instituição guia suas ações para a inclusão e amplia as possibilidades de sua comunidade acadêmica para desenvolver pesquisa, extensão e mobilidade no sul global.

Biografia do Autor

Rosenery Loureiro Lourenço, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Diretora de Relações Internacionais e Professora, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Celi Correa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professora, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Lourenço, R. L., & Neres, C. C. (2024). Práticas sociais para uma internacionalização crítica e decolonial na universidade pública. Educar Em Revista, 40(1), e94759. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94759

Edição

Seção

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"