Práticas sociais para uma internacionalização crítica e decolonial na universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94759Palabras clave:
Educação Superior, Política de Internacionalização, Decolonialidade, Inclusão Social, Migrantes.Resumen
Ao redor do mundo a internacionalização do ensino superior segue abordagens distintas em sua concepção e prática institucional, podendo valorizar, ainda que despropositadamente, uma dominação neoliberal de educação como mercadoria e pressupostos de ação mercadológicos, ou valorizar uma cooperação internacional solidária, de equilíbrio nas relações de poder, de transformação e de responsabilidade social. O objetivo do artigo é discutir a internacionalização sob uma perspectiva decolonial e crítica, analisando as ações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para promoção da internacionalização e inclusão no contexto da América Latina. Essa pesquisa documental desdobra-se sobre os Editais para financiamento de Mobilidade Internacional lançados pela UEMS e sobre o Programa UEMS Acolhe. Os resultados mostram como a instituição guia suas ações para a inclusão e amplia as possibilidades de sua comunidade acadêmica para desenvolver pesquisa, extensão e mobilidade no sul global.
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