“O mundo aos nossos olhos e pelas nossas vozes”: o que crianças dizem sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza

Autores

  • Catarina Tomás Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Lisboa Portugal.
  • Carolina Gonçalves Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e Université de Sherbrooke (UDS), Quebec, Canadá.

Resumo

No âmbito do projeto SMOOTH - Educational Common Spaces, Passing through enclosures and reversing Inequalities (Horizonte 2020, Comissão Europeia) e do subprojeto RED - Rights, Equality, Difference – bem como de um posicionamento epistemológico, teórico, metodológico e ético, que coloca em diálogo a Sociologia da Infância e as Ciências de Educação, foi realizada uma pesquisa qualitativa com crianças a frequentarem o 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola pública de Lisboa, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Um objetivo central do Projeto, que se apresenta neste artigo, é analisar, a partir de uma escuta ativa das crianças, as suas conceções sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza, e dos seus sentidos subjetivos vividos/atribuídos. Metodologicamente, através da observação, de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, as suas vozes, e por sua proposta, materializaram-se na publicação de um episódio de podcast. A análise de conteúdo qualitativa permite exercitar a compreensão face ao que as crianças dizem sobre aquelas temáticas, naquilo que priorizaram, refletiram e ignoraram. As suas visões de e sobre o mundo devem ser entendidas a partir das suas biografias e dos seus contextos.

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Tomás, C., & Gonçalves, C. (2024). “O mundo aos nossos olhos e pelas nossas vozes”: o que crianças dizem sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza. Educar Em Revista, 40(1), e91508. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91508

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente