O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina

uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.91490

Palavras-chave:

América Latina. Dissertações. Grupo Banco Mundial. Teses.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as dissertações e as teses publicadas no Brasil sobre as atuações do Grupo Banco Mundial (BM) no campo da educação superior da América Latina, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio de uma análise de conteúdo, os textos encontrados foram destrinchados quanto aos aspectos da subtemática privilegiada e do trato metodológico dado para o entendimento desta. Os resultados apontaram o baixo aprofundamento dos(as) autores(as) das dissertações e das teses sobre como, de fato, ocorrem os acordos entre o BM e seus Estados-membros; e, a secundarização da discussão a respeito da interferência dos movimentos políticos internos a cada Estado nas atuações desse organismo internacional. Ao final deste artigo, é apontada uma nova perspectiva de análise da atuação do BM no campo, tendo em vista a necessidade do fomento de outras pesquisas na ambiência dos Programas de Pós-graduação em Educação.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Doutor em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil; Professor,
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2024-12-06 — Atualizado em 2024-12-10

Versões

Como Citar

Santos, T. R. F. da S. (2024). O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina: uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema. Educar Em Revista, 40(1), e91490. https://doi.org/10.1590/1984-0411.91490 (Original work published 6º de dezembro de 2024)

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame