O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina

uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.91490

Palabras clave:

América Latina. Dissertações. Grupo Banco Mundial. Teses.

Resumen

O presente estudo objetivou analisar as dissertações e as teses publicadas no Brasil sobre as atuações do Grupo Banco Mundial (BM) no campo da educação superior da América Latina, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio de uma análise de conteúdo, os textos encontrados foram destrinchados quanto aos aspectos da subtemática privilegiada e do trato metodológico dado para o entendimento desta. Os resultados apontaram o baixo aprofundamento dos(as) autores(as) das dissertações e das teses sobre como, de fato, ocorrem os acordos entre o BM e seus Estados-membros; e, a secundarização da discussão a respeito da interferência dos movimentos políticos internos a cada Estado nas atuações desse organismo internacional. Ao final deste artigo, é apontada uma nova perspectiva de análise da atuação do BM no campo, tendo em vista a necessidade do fomento de outras pesquisas na ambiência dos Programas de Pós-graduação em Educação.

Biografía del autor/a

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Doutor em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil; Professor,
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2024-12-06 — Actualizado el 2024-12-10

Versiones

Cómo citar

Santos, T. R. F. da S. (2024). O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina: uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema. Educar Em Revista, 40(1), e91490. https://doi.org/10.1590/1984-0411.91490 (Original work published 6 de diciembre de 2024)

Número

Sección

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame