Educação OnLIFE e Cidadania Digital

o desenvolvimento do pensamentocomputacional na cidade em tempos de algoritmização do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.88519

Palavras-chave:

Educação Cidadã, Pensamento Computacional, Cidade, Inovação

Resumo

A cidadania digital é a cidadania do mundo algoritmizado, datificado, conectado, sensorizado, dos metaversos,
multiversos, big data. É a expressão de um novo tipo de arquitetura do social, constituído na reticularidade
pela contínua conectividade entre humanos e não humanos. Uma conexão AtoBit, simbiótica, que potencializa
a emergência de uma nova ecologia feita de pessoas, dados, algoritmos, sensores, florestas, clima, vírus,
cidades. Essa conexão nos desafia a uma nova política cognitiva no campo da Educação. O artigo apresenta
o conceito de Cidadania Digital e problematiza formas de conhecer e produzir conhecimento relacionado ao
desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica. Tem por objetivo compreender como o
pensamento computacional é potencializado e produzido na cidade. As experiências se desenvolvem a partir
de práticas pedagógicas inventivas, simpoiéticas, intervencionistas e gamificadas. Como método de pesquisa,
se apropria do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise de dados. Os resultados
baseiam-se em elementos presentes nas epistemologias reticulares e conectivas, na cognição inventiva
e nos conceitos de ato conectivo transorgânico e habitar atópico. Tais resultados indicam o pensamento
computacional sendo potencializado no coengendramento entre entidades humanas e não humanas, numa
perspectiva de Educação OnLIFE cidadã, contribuindo para a sua compreensão interdisciplinar e transversal,
bem como para a valorização da comunidade. Esses resultados apontam para a emergência de uma política
cognitiva ecológica em educação, o que implica repensar o currículo e a formação docente.

Biografia do Autor

Janaína Menezes, Colégio Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora, Colégio Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora titular, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Massimo Di Felice, Universidade São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor
titular, Universidade de São Paulo Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

 

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Menezes, J., Schlemmer, E., & Di Felice, M. (2024). Educação OnLIFE e Cidadania Digital: o desenvolvimento do pensamentocomputacional na cidade em tempos de algoritmização do mundo. Educar Em Revista, 40(1), e88519. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88519

Edição

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