Educação OnLIFE e Cidadania Digital
o desenvolvimento do pensamentocomputacional na cidade em tempos de algoritmização do mundo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88519Palavras-chave:
Educação Cidadã, Pensamento Computacional, Cidade, InovaçãoResumo
A cidadania digital é a cidadania do mundo algoritmizado, datificado, conectado, sensorizado, dos metaversos,
multiversos, big data. É a expressão de um novo tipo de arquitetura do social, constituído na reticularidade
pela contínua conectividade entre humanos e não humanos. Uma conexão AtoBit, simbiótica, que potencializa
a emergência de uma nova ecologia feita de pessoas, dados, algoritmos, sensores, florestas, clima, vírus,
cidades. Essa conexão nos desafia a uma nova política cognitiva no campo da Educação. O artigo apresenta
o conceito de Cidadania Digital e problematiza formas de conhecer e produzir conhecimento relacionado ao
desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica. Tem por objetivo compreender como o
pensamento computacional é potencializado e produzido na cidade. As experiências se desenvolvem a partir
de práticas pedagógicas inventivas, simpoiéticas, intervencionistas e gamificadas. Como método de pesquisa,
se apropria do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise de dados. Os resultados
baseiam-se em elementos presentes nas epistemologias reticulares e conectivas, na cognição inventiva
e nos conceitos de ato conectivo transorgânico e habitar atópico. Tais resultados indicam o pensamento
computacional sendo potencializado no coengendramento entre entidades humanas e não humanas, numa
perspectiva de Educação OnLIFE cidadã, contribuindo para a sua compreensão interdisciplinar e transversal,
bem como para a valorização da comunidade. Esses resultados apontam para a emergência de uma política
cognitiva ecológica em educação, o que implica repensar o currículo e a formação docente.
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