As prescrições da UNESCO nos Relatórios Globais de Aprendizagem

uma análise sobre “Qualidade” e “Avaliação” para a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94036

Palavras-chave:

Unesco, Educação de Adultos, Qualidade, Avaliação, Grales

Resumo

Neste texto, são analisados os conceitos de qualidade e avaliação e suas interrelações por meio das prescrições da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nos Relatórios Globais de Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALES) de 2010 a 2022. As fontes primárias para a análise são definidas pelos cinco Relatórios Globais de Aprendizagem e Educação de Adultos da UNESCO, pelo fato de se constituírem como documentos que tem como proposição apresentar um panorama mundial sobre as ações empreendidas por diferentes países e, sobretudo, a orientar políticas e ações para Educação de Adultos. Realiza-se pesquisa de tipo documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa e, a partir de tal delimitação, problematizam-se os conceitos de qualidade e avaliação, por observar-se que são categorias importantes presentes em todos os Relatórios, articulando-se ao conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida. Conclui-se que a UNESCO tem sido indutora de políticas de educação, enfaticamente da Educação de Adultos, disseminando um conceito de qualidade a partir de uma perspectiva a-histórica, apartado das condições socioeconômicas objetivas. Tal perspectiva delimita, ainda, o conceito de avaliação atrelando-o à instauração e ampliação de políticas e programas de regulação, controle e monitoramento. Fundamentam-se tais prescrições na limitação, sobretudo da educação formal, prescrevendo-se apenas o básico e remetendo arranjos de Aprendizagem ao Longo da Vida como princípio a ser perseguido por Governos, sociedade civil e setor privado.

Biografia do Autor

Juliana Fatima Serraglio Pasini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Márcia Cossetin, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. Professora,
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Margarete Chimiloski Dolla, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEE/PR), Cascavel, Paraná, Brasil.

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil; Professora Pedagoga, Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), Cascavel, Paraná, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Pasini, J. F. S., Cossetin, M., & Dolla, M. C. (2024). As prescrições da UNESCO nos Relatórios Globais de Aprendizagem: uma análise sobre “Qualidade” e “Avaliação” para a Educação de Jovens e Adultos. Educar Em Revista, 40(1), e94036. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94036

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame