Banco Mundial e políticas nacionais

enlaces no campo da gestão da educação básica pós-2000

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.93774

Palavras-chave:

Gestão da Educação, Banco Mundial, Política Educacional, PNE, BNCC

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar conexões da política de gestão da educação básica brasileira corrente no período de 2010 a 2018 com a regulação por resultados defendida pelo Banco Mundial (BM). Consiste na análise de enlaces estabelecidos entre receituários do BM identificados com a lógica da produção e da regulação por resultados, políticas educacionais brasileiras no cenário pós-2000. Os procedimentos de pesquisa compreenderam revisão teórico-conceitual e exame de dois documentos nacionais do período, situados como medidas de política de expressiva repercussão: o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca que os enlaces acontecem a partir do conceito de qualidade presente nos documentos, com conotação genérica e frequentemente ligado às avaliações, e da relação público-privado, com limites cada vez mais tênues. Conclui, portanto, que: i) o alinhamento entre competências gerais, currículos, formação docente e material didático é uma via de incidência de argumentos defendidos pelo BM e que se verificam em documentos nacionais, como ocorre na BNCC; ii) o tom de aconselhamento em documentos da agência e nos nacionais registra a necessidade de se perseguir o desempenho em avaliações padronizadas, como forma de impulsionar a aprendizagem. Mais ainda, como uma possibilidade de assegurar um modo de regulação fundamentado na produção de resultados. Outra simetria que pode contribuir para o vislumbre de enlace é iii) a associação entre accountability e a gestão educacional/escolar.

Biografia do Autor

Aline Bettiolo dos Santos,  Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba, Santa Catarina, Brasil; Professora substituta, Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira, Santa Catarina, Brasil. 

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba, Santa Catarina, Brasil

Doutor em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil; Professor, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Santos, A. B. dos, & Nardi, E. L. (2024). Banco Mundial e políticas nacionais: enlaces no campo da gestão da educação básica pós-2000. Educar Em Revista, 40(1), e93774. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93774

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame