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Uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos

Ana Paula dos Santos de Sá, Luiz Roberto Gomes

Resumo


O objetivo do artigo é aproximar o aporte teórico-epistemológico da Hermenêutica Objetiva (HO) das análises de livros didáticos. Compõe o corpus de pesquisa uma coleção de Português do Ensino Médio aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2018. Com base nos princípios da HO, foram desenvolvidas análises qualitativas junto a uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da área de Educação. Os resultados indicam que o uso do método é adequado aos estudos sobre a materialidade textual dos livros escolares, visto que possibilita a identificação de contradições estabelecidas entre o livro didático e seus referenciais internos (Manual do Professor e gabaritos) e externos (documentos oficiais), assim como uma melhor compreensão do papel exercido por paratextos e elementos iconográficos.



Palavras-chave


Hermenêutica Objetiva; Livros Didáticos; Pesquisa Social Empírica; Estudos Qualitativos; Teoria Crítica da Sociedade

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