Uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos

Autores/as

Palabras clave:

Hermenêutica Objetiva, Livros Didáticos, Pesquisa Social Empírica, Estudos Qualitativos, Teoria Crítica da Sociedade

Resumen

O objetivo do artigo é aproximar o aporte teórico-epistemológico da Hermenêutica Objetiva (HO) das análises de livros didáticos. Compõe o corpus de pesquisa uma coleção de Português do Ensino Médio aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2018. Com base nos princípios da HO, foram desenvolvidas análises qualitativas junto a uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da área de Educação. Os resultados indicam que o uso do método é adequado aos estudos sobre a materialidade textual dos livros escolares, visto que possibilita a identificação de contradições estabelecidas entre o livro didático e seus referenciais internos (Manual do Professor e gabaritos) e externos (documentos oficiais), assim como uma melhor compreensão do papel exercido por paratextos e elementos iconográficos.


Biografía del autor/a

Ana Paula dos Santos de Sá, Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd/UFSCar).

Doutora em Linguística Aplicada e Mestra em Teoria e História Literária pelo IEL/UNICAMP. Tem experiência na linha de pesquisa "Linguagem e Educação", com projetos e publicações sobre o ensino de literatura/leitura e a formação de leitores na educação básica, sobretudo no que se refere aos conteúdos e aos usos de livros didáticos de Português. Atualmente é pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd/UFSCar).

Luiz Roberto Gomes, Professor Doutor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

É doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e formação ético-política" (UFSCar/CNPq).

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

de Sá, A. P. dos S., & Gomes, L. R. (2024). Uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos. Educar Em Revista, 40(1), e90361. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/90361

Número

Sección

Demanda Contínua