Escolas Internacionais e bilíngues como representação global de currículos internacionalizados na Educação Básica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94402Palavras-chave:
Internacionalização, Currículo, Escolas Internacionais, Escolas BilínguesResumo
O principal objetivo do trabalho é evidenciar a potência discursiva produzida em torno dos modelos curriculares das chamadas escolas internacionais e escolas bilíngues de prestígio, ambos caracterizados como representação global de currículos internacionalizados, indicando, inclusive, reflexos desse movimento nas políticas curriculares para a Educação Básica no Brasil. Com esse propósito, apresenta-se na primeira seção um panorama geral com informações relativas à normatização, tipologias, dados quantitativos e comentários sobre escolas com currículos internacionalizados envolvendo esses dois modelos na Educação Básica no Brasil atualmente. Na segunda seção, destaca-se a potência discursiva que vem sendo construída por agências e organismos internacionais, gestores dos sistemas educacionais e pelas próprias escolas em torno desse ideário de formação escolar. Para concluir, são indicados reflexos desse movimento na produção de textos de políticas curriculares no Brasil, notadamente em diretrizes curriculares oficiais tais como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Lei que instituiu o chamado Novo Ensino Médio e outros documentos curriculares de sistemas estaduais e locais de educação.
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