Escolas Internacionais e bilíngues como representação global de currículos internacionalizados na Educação Básica brasileira

Autores

  • Juares Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9299-4441

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94402

Palavras-chave:

Internacionalização, Currículo, Escolas Internacionais, Escolas Bilíngues

Resumo

O principal objetivo do trabalho é evidenciar a potência discursiva produzida em torno dos modelos curriculares das chamadas escolas internacionais e escolas bilíngues de prestígio, ambos caracterizados como representação global de currículos internacionalizados, indicando, inclusive, reflexos desse movimento nas políticas curriculares para a Educação Básica no Brasil. Com esse propósito, apresenta-se na primeira seção um panorama geral com informações relativas à normatização, tipologias, dados quantitativos e comentários sobre escolas com currículos internacionalizados envolvendo esses dois modelos na Educação Básica no Brasil atualmente. Na segunda seção, destaca-se a potência discursiva que vem sendo construída por agências e organismos internacionais, gestores dos sistemas educacionais e pelas próprias escolas em torno desse ideário de formação escolar. Para concluir, são indicados reflexos desse movimento na produção de textos de políticas curriculares no Brasil, notadamente em diretrizes curriculares oficiais tais como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Lei que instituiu o chamado Novo Ensino Médio e outros documentos curriculares de sistemas estaduais e locais de educação.

Biografia do Autor

Juares Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação, Doutor em Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Professor, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Thiesen, J. S. (2024). Escolas Internacionais e bilíngues como representação global de currículos internacionalizados na Educação Básica brasileira. Educar Em Revista, 40(1), e94402. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94402

Edição

Seção

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"