A formação docente para o ensino superior
impasses e perspectivas para a contínua aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91566Palavras-chave:
Ensino Superior, Formação Docente, Exercício Profissional Docente, Qualidade Educacional.Resumo
Este artigo foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa desenvolvida no pós-doutoramento, que trata sobre a formação do docente do ensino superior, destacadamente, das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para subsidiar a compreensão sobre os resultados obtidos com as entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes do processo investigativo, discute-se a formação (inicial e continuada) de docentes iniciantes/ingressantes e veteranos das IFES participantes da pesquisa, e suas concepções acerca da formação e da prática pedagógica docente. Os dados obtidos revelaram que a formação permanente dos professores do ensino superior precisa ser compreendida como parte indissociável do exercício profissional docente e assumida pelas Instituições, com o protagonismo dos professores, que se ocupam da formação dos mais diversos profissionais.
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