A formação docente para o ensino superior

impasses e perspectivas para a contínua aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.91566

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação Docente, Exercício Profissional Docente, Qualidade Educacional.

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa desenvolvida no pós-doutoramento, que trata sobre a formação do docente do ensino superior, destacadamente, das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para subsidiar a compreensão sobre os resultados obtidos com as entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes do processo investigativo, discute-se a formação (inicial e continuada) de docentes iniciantes/ingressantes e veteranos das IFES participantes da pesquisa, e suas concepções acerca da formação e da prática pedagógica docente. Os dados obtidos revelaram que a formação permanente dos professores do ensino superior precisa ser compreendida como parte indissociável do exercício profissional docente e assumida pelas Instituições, com o protagonismo dos professores, que se ocupam da formação dos mais diversos profissionais.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Tenório Salvador, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPR), Recife, Pernambuco, Brasil; Professora Associada, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Mara Regina Lemes de Sordi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil; Professora
Associada, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Salvador, M. A. T., & Sordi, M. R. L. de. (2024). A formação docente para o ensino superior: impasses e perspectivas para a contínua aprendizagem. Educar Em Revista, 40(1), e91566. https://doi.org/10.1590/1984-0411.91566

Edição

Seção

Demanda Contínua