As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil
que espaço elas ocupam?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93728Palavras-chave:
Avaliação Externa e em Larga Escala, Formação de Professores, SAEB, PISAResumo
As avaliações externas e em larga escala estão muito presentes na educação brasileira e, por razões diversas, têm gerado um grande debate entre aqueles que a idolatram e os que a “demonizam”, havendo uma disputa acirrada pelo controle de narrativas. Esses elementos, portanto, não deveriam ser subtraídos dos cursos de licenciatura onde ocorre a formação inicial de professores. Nesse cenário, este estudo investigou o espaço ocupado pelas avaliações externas e em larga escala, nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de aluno (PISA), em cursos de licenciatura localizados em diferentes regiões brasileiras. Analisamos os conteúdos trabalhados, na disciplina de avaliação, e discutidos nesses cursos, assim como os possíveis discursos produzidos. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa cujas interpretações incidiram sobre ementas e planos de ensino dos cursos investigados, com base na análise de conteúdo. Os resultados mostram que são escassos, na formação do futuro professor, os conteúdos das avaliações externas, especialmente, elementos daquelas de origem internacional. Tal escassez tende a subtrair dos futuros docentes a compreensão de aspectos técnicos e ideológicos essenciais que fazem parte do panorama cotidiano das escolas de educação básica. Ademais, tal carência pode resultar em professores despolitizados, incapazes de compreender as dinâmicas das avaliações, e suscetíveis a discursos mistificadores circulantes.
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