Métodos de avaliação para aprendizagem

o que evidenciam os professores de países latino-americanos no questionário contextual do PISA 2018?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.93764

Palavras-chave:

Avaliação de Sistema, PISA, Políticas Educacionais, Aprendizagem, América Latina

Resumo

O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um exame padronizado realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de mensurar o nível educacional de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência. O objetivo deste artigo consiste em analisar quais são e com que frequência os docentes utilizam métodos de avaliação da aprendizagem de seus alunos para além do PISA. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza mista que utiliza as respostas dos professores de cinco países da América Latina (Brasil, Chile, Panamá, Peru e República Dominicana) que responderam ao questionário contextual do PISA de 2018. Os resultados permitiram organizar as discussões a partir de três categorias de análises que se alinham com os métodos de avaliação para aprendizagem, concentrando-se nas dimensões: a) heteroavaliação; b) autoavaliação; e c) retroalimentação. Predominantemente, a heteroavaliação foi a abordagem central, refletindo uma tradicional ênfase no papel ativo do professor avaliador. A ausência de coavaliação e avaliação compartilhada destaca uma lacuna nas práticas avaliativas, indicando a necessidade de promover avaliações mais colaborativas e entre pares. Conclui que esses resultados devem ser interpretados considerando as diferenças contextuais e políticas locais, revelando a complexidade das práticas avaliativas e indicando a importância de adotar métodos abrangentes e colaborativos para aprimorar ambientes educacionais mais inclusivos e preocupados com os processos de aprendizagem dos estudantes da educação básica.

Biografia do Autor

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutor em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil;
Bolsista de Pós-Doutorado em Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo
(FAPES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil; Professor, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil; Diretor de Pós-Graduação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Stieg, R., Soares, D. J. M., & Santos, W. dos. (2024). Métodos de avaliação para aprendizagem: o que evidenciam os professores de países latino-americanos no questionário contextual do PISA 2018?. Educar Em Revista, 40(1), e93764. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93764

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame