Métodos de avaliação para aprendizagem
o que evidenciam os professores de países latino-americanos no questionário contextual do PISA 2018?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93764Palavras-chave:
Avaliação de Sistema, PISA, Políticas Educacionais, Aprendizagem, América LatinaResumo
O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um exame padronizado realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de mensurar o nível educacional de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência. O objetivo deste artigo consiste em analisar quais são e com que frequência os docentes utilizam métodos de avaliação da aprendizagem de seus alunos para além do PISA. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza mista que utiliza as respostas dos professores de cinco países da América Latina (Brasil, Chile, Panamá, Peru e República Dominicana) que responderam ao questionário contextual do PISA de 2018. Os resultados permitiram organizar as discussões a partir de três categorias de análises que se alinham com os métodos de avaliação para aprendizagem, concentrando-se nas dimensões: a) heteroavaliação; b) autoavaliação; e c) retroalimentação. Predominantemente, a heteroavaliação foi a abordagem central, refletindo uma tradicional ênfase no papel ativo do professor avaliador. A ausência de coavaliação e avaliação compartilhada destaca uma lacuna nas práticas avaliativas, indicando a necessidade de promover avaliações mais colaborativas e entre pares. Conclui que esses resultados devem ser interpretados considerando as diferenças contextuais e políticas locais, revelando a complexidade das práticas avaliativas e indicando a importância de adotar métodos abrangentes e colaborativos para aprimorar ambientes educacionais mais inclusivos e preocupados com os processos de aprendizagem dos estudantes da educação básica.
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