Análise crítica das reformas curriculares do Ensino Médio

implicações para o ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94740

Palavras-chave:

Esvaziamento Curricular, Novo Ensino Médio, Educação Científica, BNCC

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise crítica a respeito das reformas curriculares para o Ensino Médio, aprovadas a partir da Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017) que versa sobre as políticas públicas voltadas para a educação científica no Brasil, considerando os rumos que o ensino de Ciências da Natureza tem seguido a partir de tais normativas. Assim, este trabalho consiste em um ensaio teórico de origem crítica, e discute a estrutura e organização curricular das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza, que são Biologia, Física e Química, na perspectiva de seu ensino dentro do Novo Ensino Médio. Utilizou-se como arcabouço para esta análise referenciais relevantes que discutem o esvaziamento das Diretrizes Curriculares Nacionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Ciências da Natureza. Este estudo diagnosticou um aprofundamento dos problemas relacionados à descontinuidade das políticas curriculares voltadas ao Ensino de Ciências, à precarização do ensino, à subjetividade do trabalho docente e à formação de sujeitos orientada para a qualificação de mão de obra barata, configurando-se como um grave desafio para a sociedade e para as gerações futuras.

Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutoranda em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil; professor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil; Professora, Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Freitas, N. C. de, Romeu, M. C., & Barroso, M. C. da S. (2024). Análise crítica das reformas curriculares do Ensino Médio: implicações para o ensino de Ciências da Natureza . Educar Em Revista, 40(1), e94740. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94740

Edição

Seção

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"