Análise crítica das reformas curriculares do Ensino Médio
implicações para o ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94740Palavras-chave:
Esvaziamento Curricular, Novo Ensino Médio, Educação Científica, BNCCResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise crítica a respeito das reformas curriculares para o Ensino Médio, aprovadas a partir da Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017) que versa sobre as políticas públicas voltadas para a educação científica no Brasil, considerando os rumos que o ensino de Ciências da Natureza tem seguido a partir de tais normativas. Assim, este trabalho consiste em um ensaio teórico de origem crítica, e discute a estrutura e organização curricular das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza, que são Biologia, Física e Química, na perspectiva de seu ensino dentro do Novo Ensino Médio. Utilizou-se como arcabouço para esta análise referenciais relevantes que discutem o esvaziamento das Diretrizes Curriculares Nacionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Ciências da Natureza. Este estudo diagnosticou um aprofundamento dos problemas relacionados à descontinuidade das políticas curriculares voltadas ao Ensino de Ciências, à precarização do ensino, à subjetividade do trabalho docente e à formação de sujeitos orientada para a qualificação de mão de obra barata, configurando-se como um grave desafio para a sociedade e para as gerações futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

