Educação especial na perspectiva inclusiva
uma revisão pautada no direito de todos à educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.85133Palavras-chave:
Direito à educação, Educação Inclusiva, Revisão Bibliométrica.Resumo
No Brasil, legislações e documentos normativos asseguram o direito à educação. Apesar de os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação terem o direito formal de acesso à escola comum, a participação nas atividades escolares e a aprendizagem desse público ainda é um desafio, desvelando a necessidade de que a perspectiva da educação inclusiva seja incorporada às práticas educativas. Assim, este artigo tem como objetivo mapear, à luz da revisão bibliométrica, as relações entre educação especial e educação inclusiva, trazendo a perspectiva da escolarização em seus diferentes níveis como um direito de todos os estudantes. Por meio de uma revisão bibliométrica realizada na base de dados Web of Science, 445 trabalhos foram identificados, dentre os quais 11 se alinham aos objetivos deste estudo, sendo analisados a partir das duas seguintes categorias: perfil das pesquisas que discorrem sobre educação especial e educação inclusiva e educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Os resultados apontam que as relações entre educação especial e educação inclusiva fazem parte de um arcabouço legal, garantindo os direitos civis, políticos e sociais das pessoas com deficiência. Entretanto, há uma lacuna entre a teoria/ legislação e a prática desenvolvida nas escolas, sendo necessário desenvolver uma “cultura institucional para a inclusão escolar”, por meio de espaços formativos junto aos profissionais da educação e à comunidade acadêmica, buscando atender às diferentes necessidades educativas.
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