Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
V. 40 CURITIBA 2024
V. 40 CURITIBA 2024
Publicado:
2024-04-30
Demanda Contínua
O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
e86000
PDF (Português (Brasil))
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
Walter Kohan, Magda Costa Carvalho
e86627
PDF (Português (Brasil))
Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia
Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
e87484
PDF (Português (Brasil))
A atuação institucional do Ministério Público para a promoção da qualidade da Educação Básica
Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana Aparecida Dragone Silveira
e88001
PDF (Português (Brasil))
A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista
Maria Flávia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro
e88326
PDF (Português (Brasil))
Influências da política educacional no sindicalismo docente brasileiro
Marta Rosani Taras Vaz, Gisele Masson
e89369
PDF (Português (Brasil))
Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes
Beatriz Vieira Magdaleno, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
e89738
PDF (Português (Brasil))
Uma década e meia da Lei 11.645/08: o que mudou nas licenciaturas do Campus Floresta - UFAC?
José Alessandro Cândido da Silva
e89842
PDF (Português (Brasil))
Contextos de escolas e processos educativos na e da educação infantil do campo, Abaetetuba, Pará
Eliana Campos Pojo Toutonge, Rosenildo da Costa Pereira
e89870
PDF (Português (Brasil))
O financiamento da educação de jovens e adultos (EJA): elemento contraditório do direito à educação
Francislene Santos Castro, Rosana Evangelista da Cruz
e89940
PDF (Português (Brasil))
Da história das culturas escolares à história das culturas infantis no Oitocentos paranaense: uma primeira aproximação por meio de egodocumentos
Juarez José Tuchinski dos Anjos
e89959
PDF (Português (Brasil))
Reprovação escolar no Ensino Fundamental: análise da diferença dos índices nos anos iniciais e finais
Natália Gil, Delci Heinle Klein, Regina Scherer
e90026
PDF (Português (Brasil))
Uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos
Ana Paula dos Santos de Sá, Luiz Roberto Gomes
e90361
PDF (Português (Brasil))
Gestão da Educação Infantil: desafios, necessidades e possibilidades
Fabiana Silva Fernandes
e90387
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A falsa missão francesa e o ensino da arte: apontamentos para uma história outra
Kelly Sabino
e90506
PDF (Português (Brasil))
DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
Marcia Aparecida Gobbi, Cleriston Izidro dos Anjos
e94770
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
“O mundo aos nossos olhos e pelas nossas vozes”: o que crianças dizem sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza
Catarina Tomás, Carolina Gonçalves
e91508
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A participação infantil no espaço público: propostas para pensar o direito da criança ao território
Ana Sofia Silva, Natália Fernandes, Cidália Ferreira Silva
e88748
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Niños y niñas como sujetos políticos en la escuela, un caso de participación y conflicto en el marco del proceso constituyente chileno
Mónica Peña Ochoa
e87822
PDF
PDF (English)
Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos
Lutiane Novakowski, Fabiana de Amorim Marcello
e88548
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Vieira, Valdete Côco
e88346
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A criança na constituição cultural, sociopolítica e educativa dos assentamentos de reforma agrária: negações e conquistas
Leila Damiana Almeida dos Sandros Souza
e88559
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
Caroline Trapp de Queiroz, Rita Marisa Ribes Pereira
e88535
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
Maria Carmen Silveira Barbosa, Carolina Gobbato, Claines Kremer
e89104
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP)
Marineide de Oliveira Gomes
e80353
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Representándonos. Una reflexión situada de ciertos contenidos transversales de las ciencias sociales desde una perspectiva intercultural
Noelia Enriz
e88541
PDF
Crianças Kaingang em Espaços Urbanos: Aprendizagens Culturais e Sustentabilidade Indígena no Paraná
Rosângela Célia Faustino, Maria Simone Jacomini Novak, Lúcio Tadeu Mota
e88551
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas
Ivone Maria Mendes Silva, Nauíra Zanardo Zanin
e88555
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
Flávio Santiago, Susy Yarley Hinestroza Rodríguez, Roberta Cristina de Paula
e88342
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
O cuidado em comunidades de pesca: reflexões sobre e para o currículo da Educação Infantil
Suzana Marcolino, Adelaide Alves Dias
e88547
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
Ranulfo Cavalari Neto, Sonia Maria Dantas Berger
e88337
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
Lenira Haddad, Maria Assunção Folque, Izabel Bezelga
e88732
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Educação patrimonial com crianças: memórias e produção de representações sociais sobre a cidade
Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha, Daniela Barros Silva Freire Andrade
e88528
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância
Martin Kuhn, Livio Osvaldo Arenhart, Sueli Salva
e87423
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras
Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis
Maria Carolina da Silva Caldeira, Rita de Cássia Prazeres Frangella
e95436
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita
Bonnie Axer, Jade Juliane Dias, Rosalva de Cássia Rita Drummond
e93101
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Políticas curriculares no campo da alfabetização no Brasil: dos avanços teórico-epistemológico-didáticos ao apagão contemporâneo
Solange Alves de Oliveira-Mendes, Carlinda Leite
e93007
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Letramento/s em Políticas Curriculares de Alfabetização: sentidos em disputa
Andréia Mello Rangel
e93106
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Currículos e alfabetização: entre códigos, desvios e experimentação
Andrea dos Santos Gabriel, Sandra Kretli da Silva
e93105
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
e93014
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
O Tempo de Aprender e o silenciamento do letramento no processo de alfabetização
Ramona Graciela Alves de Mello Kappi, Darlize Teixeira de Mello
e93010
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras
Alexandre Cougo de Cougo, Sílvia Adriana Rodrigues, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
e93022
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A imigração venezuelana e o contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista, Roraima, Brasil: um olhar para as considerações da gestão
Leila Adriana Baptaglin, Gabrielle Oliveira
e92542
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil
Eliana Borges Correia de Albuquerque, Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral, Maria da Conceição Lira da Silva
e93017
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Letícia Santos da Cruz, Patrícia Corsino, Ludmila Thomé de Andrade
e93016
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
El objeto de enseñanza de la alfabetización inicial en las escuelas de Educación Primaria, un campo de controversias y disputas
Carina Daniela Venanzetti, Mónica Orfilia Baez
e95850
PDF
Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?
Jaqueline Luzia da Silva
e92981
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Currículo, alfabetização e interseccionalidade na educação de pessoas surdas
Claudio Eduardo de Resende Alves, Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves, Luciana Aparecida Guimarães de Freitas
e92896
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Palabras clave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo