A política educativa em Angola e a garantia do direito à educação
articulação entre o contexto de influência e a produção de textos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94760Palavras-chave:
Política Educativa, Direito a Educação., Contexto de Influência, AngolaResumo
O presente estudo se propôs a analisar as políticas de educação que regulam as iniciativas que se localizam no contexto da prática, na medida em que também se debruça sobre as políticas de educação, resultantes das principais orientações advindas das organizações internacionais e como essas se compatibilizam com as reais demandas locais. Baseada numa abordagem qualitativa, metodologicamente, a pesquisa fundamentase na Abordagem do Ciclo de Políticas, uma proposição, inicialmente formulada por Bowe, Ball e Gold (1992) e reformulada por Ball (1994), que permitiu analisar documentos e intervenções do contexto de influência e do contexto da produção de texto. Da análise feita, os resultados indicam que a garantia do direito à educação continua sendo, apesar dos avanços registados, um desafio para o Sistema de Educação e Ensino em Angola. Por outro lado, o contexto de influência evidencia o protagonismo que as organizações internacionais exercem dentro da política angolana da educação que, durante o seu percurso, demonstrou ressentir dos impactos resultantes do modelo de educação colonial.
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