O Tempo de Aprender e o silenciamento do letramento no processo de alfabetização

Autores

  • Ramona Graciela Alves de Mello Kappi Universidade Luterana do Brasil(ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação. http://orcid.org/0000-0002-2614-7399
  • Darlize Teixeira de Mello Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Pedagogia. http://orcid.org/0000-0002-6741-6727

Palavras-chave:

Alfabetização. Tempo de Aprender. Instrução Fônica. Concepções de linguagem. Formação Docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de linguagem e aprendizagem presente na proposta didática de alfabetização do curso de formação continuada do programa Tempo de Aprender de 2020, tendo como pano de fundo a Política Nacional de Alfabetização (PNA) (Brasil, 2019). O estudo caracterizase como qualitativo com foco descritivo-analítico e a metodologia empregada contempla análises de texto documental. O material empírico selecionado para análise corresponde ao eixo 1 – Formação continuada de profissionais da alfabetização e eixo 2 – Apoio pedagógico para alfabetização do documento que orienta o programa de formação docente. No contexto da pesquisa, destacamos dois tópicos analíticos: (1) Cadê o estudo da consciência fonológica, a promoção da curiosidade metalinguística e a ludicidade que estavam presentes nos cursos de formação docente para alfabetizadoras? E (2) Cadê a reflexão sobre o processo de alfabetização aliada às práticas de leitura e produção de texto presentes em produções acadêmicas no Brasil? Neste artigo, a ênfase é no primeiro tópico analítico. Os resultados da pesquisa possibilitaram a identificação de algumas fragilidades na proposta do curso como: a hierarquização do conhecimento de unidades menores para unidades maiores no processo da aprendizagem da leitura e da escrita; a padronização da instrução fônica como proposta de ensino; e o treinamento motor para a correta grafia das letras. Os tópicos destacados colocaram em evidência o silenciamento do letramento no processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Ramona Graciela Alves de Mello Kappi, Universidade Luterana do Brasil(ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutoranda do Pós-Graduação em Educação da ULBRA. Bolsista CAPES. Mestre em Educação (ULBRA). Pedagoga. Membro do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo/RS. Professora da rede municipal de Educação de São Leopoldo/RS.

Darlize Teixeira de Mello, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Pedagogia.

Doutora  e Mestre em Educação  pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagoga. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia, da Universidade Luterana do Brasil. Professora aposentada da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização e Pesquisadora Associada do NECCSO/UFRGS. 

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Kappi, R. G. A. de M., & Mello, D. T. de. (2024). O Tempo de Aprender e o silenciamento do letramento no processo de alfabetização. Educar Em Revista, 40(1), e93010. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/93010

Edição

Seção

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras