A gestão da educação nacional pela via do protagonismo das avaliações em larga escala do Pisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.93496

Palavras-chave:

Protagonismo, Pisa, Avaliação, Gestão educacional, Documentos midiáticos

Resumo

O artigo tem o objetivo de identificar quais são as ações que expressam o protagonismo dos organismos internacionais na gestão educacional brasileira divulgado em documentos midiáticos visando atender as demandas dos resultados do Pisa. A pesquisa transcorreu motivada por responder a seguinte questão: Quais são as ações que evidenciam o protagonismo dos organismos internacionais na gestão educacional brasileira, norteado pelos resultados das edições do Pisa e divulgado através dos veículos midiáticos? A tese da pesquisa defendeu que os documentos divulgados nos meios midiáticos se encarregam por evidenciar o protagonismo das organizações internacionais na gestão educacional quanto à produção e disseminação de políticas educacionais guiadas pelos resultados das edições do Pisa. A pesquisa teve a abordagem qualiquantitativa, de cunho bibliográfico e documental e se constituiu por uma natureza básica, pautada no delineamento metodológico do pluralismo. Os procedimentos metodológicos se estabeleceram pela análise de documentos publicados nos meios midiáticos e que representaram o objeto de estudo. Teve na categorização da análise documental dos documentos midiáticos, composta por relatórios nacionais do Pisa e por gêneros textuais jornalísticos, a delimitação das unidades conceituais inventariadas a partir da leitura dos documentos arrolados. A análise dos documentos permitiu localizar 57 ações da gestão educacional nacional, entre a década de 1990 e o ano de 2001.

Biografia do Autor

Carmem Lucia Albrecht da Silveira, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora aposentada, Rede Pública de Carazinho, Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

da Silveira, C. L. A., & Esquinsani, R. S. S. (2024). A gestão da educação nacional pela via do protagonismo das avaliações em larga escala do Pisa. Educar Em Revista, 40(1), e93496. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93496

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame