Gestão da Educação Infantil: desafios, necessidades e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Monitoramento da Educação

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre conceitos e campos de atuação da gestão da educação e da implementação de políticas que permitam delimitar o campo da gestão educacional e escolar e oferecer possibilidades para que se possa estabelecer parâmetros e indicadores para monitorar e avaliar a educação infantil. A argumentação caminhará no sentido de delimitar alguns conceitos, distinguir campos de atuação na gestão educacional, problematizar concepções e decisões tomadas no âmbito das políticas para a educação infantil e apresentar o monitoramento e a avaliação como ferramentas importantes para subsidiar a gestão educacional e a gestão das instituições de educação infantil com dados que sejam relevantes para o aprimoramento da qualidade da oferta educativa em creches e pré-escolas, partindo do pressuposto de que não há política municipal de educação infantil que atenda às crianças de forma qualificada, sem que a gestão educacional e a gestão da instituição educativa sejam imbuídas de mecanismos de acompanhamento das ações de avaliação do processo e dos resultados obtidos. Nessa perspectiva, um dos grandes desafios a ser enfrentado é a tradução das políticas formuladas em práticas e ações e o desenvolvimento de processos de acompanhamento e avaliação que garantam o acesso e a oferta de uma educação infantil qualificada.

Biografia do Autor

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Pedagoga, doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas

Publicado

2024-07-19

Como Citar

Fernandes, F. S. (2024). Gestão da Educação Infantil: desafios, necessidades e possibilidades. Educar Em Revista, 40(1), e90387. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/90387

Edição

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