A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturais

Resumo

O artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade.

    

Biografia do Autor

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas

 Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação     

Maria Assunção Folque, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

Departamento de Pedagogia e Educação   

Izabel Bezelga, Centro de História de Arte e Investigação Artística, Universidade de Évora

Escola de Artes (Artes Cênicas)  

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Haddad, L., Folque, M. A., & Bezelga, I. (2024). A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil. Educar Em Revista, 40(1), e88732. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente