Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização, currículo, formação docente

Resumo

O artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa que tem como objetivo principal conhecer e analisar as propostas curriculares de alfabetização na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em municípios do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa situa-se no âmbito do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (Prodocência), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O estudo aborda três temáticas interligadas: EJA, alfabetização e currículo. Assim sendo, os aportes teórico-metodológicos partem da intenção de integrar estes campos. Baseado em uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, o desenho metodológico da pesquisa compreende a necessidade de conhecer e reconhecer as propostas curriculares, questionando-as sobre o atendimento aos sujeitos da EJA, no sentido do cumprimento da garantia do direito à educação para todos. Ao mesmo tempo, mobiliza olhares para a alfabetização na modalidade e seus princípios, atualizando conceitos e refletindo sobre os contextos educacionais. As principais conclusões da pesquisa apontam o “alinhamento” inadequado das propostas curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente em relação à invisibilidade da EJA no documento. O estudo assinala ainda, nas propostas das redes municipais, a ausência de uma formação docente continuada/permanente e a falta, tanto de concepções de alfabetização que orientem os currículos, quanto de intergeracionalidade.

Biografia do Autor

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação

Professora Associada do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Faculdade de Educação da UERJ.

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Silva, J. L. da. (2024). Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?. Educar Em Revista, 40(1), e92981. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/92981

Edição

Seção

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras