Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?

Autores/as

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização, currículo, formação docente

Resumen

O artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa que tem como objetivo principal conhecer e analisar as propostas curriculares de alfabetização na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em municípios do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa situa-se no âmbito do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (Prodocência), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O estudo aborda três temáticas interligadas: EJA, alfabetização e currículo. Assim sendo, os aportes teórico-metodológicos partem da intenção de integrar estes campos. Baseado em uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, o desenho metodológico da pesquisa compreende a necessidade de conhecer e reconhecer as propostas curriculares, questionando-as sobre o atendimento aos sujeitos da EJA, no sentido do cumprimento da garantia do direito à educação para todos. Ao mesmo tempo, mobiliza olhares para a alfabetização na modalidade e seus princípios, atualizando conceitos e refletindo sobre os contextos educacionais. As principais conclusões da pesquisa apontam o “alinhamento” inadequado das propostas curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente em relação à invisibilidade da EJA no documento. O estudo assinala ainda, nas propostas das redes municipais, a ausência de uma formação docente continuada/permanente e a falta, tanto de concepções de alfabetização que orientem os currículos, quanto de intergeracionalidade.

Biografía del autor/a

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação

Professora Associada do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Faculdade de Educação da UERJ.

Publicado

2024-08-27

Cómo citar

Silva, J. L. da. (2024). Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?. Educar Em Revista, 40(1), e92981. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/92981

Número

Sección

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras