O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Políticas de Formação. Saberes docentes. Professores reflexivos. Prática docente.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca da Formação de Professores/as no Brasil, no contexto das disputas educacionais, suas políticas de formação e as implicações no fazer docente, compreendendo a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e da docência em ato. Neste sentido, este ensaio visa explanar, ancorado em uma proposta qualitativa, alguns processos que marcam a trajetória da história da educação com o objetivo de problematizar a Formação de Professores/as no Brasil, considerando esta como destaque no cenário de disputas e conflitos no campo educacional. Nossa reflexão se pauta na possibilidade de pensar uma formação voltada para o desenvolvimento de professores reflexivos na busca por ressignificar a prática docente, diminuindo assim as polaridades ainda presentes na área em debate. Para discutir o conceito de saberes docentes, contamos com as colaborações de Roldão e Tardif. Consideramos colaborar para a reflexão sobre uma formação de/com professores centrada na concepção do/a professor/a como um adulto em formação capaz de tecer conhecimento através de suas práticas.

Biografia do Autor

Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2021). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Integrante do  Grupo de Pesquisa Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos e Cotidianos.

Helena Amaral da Fontoura, FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Titular Departamento de Educação Faculdade de Formação de Professores UERJ. Doutora em Ciência ENSP/Fiocruz (1997). Pós Doutora em Educação Universidad de Barcelona (2007). Pós Doutora em Educação UFMT (2017). Líder GRUPESq Formação de Professores, processos e práticas pedagógicas (CNPq), Pesquisadora 2 CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Procientista (UERJ).

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Neves Americano Rego, F. C., & da Fontoura, H. A. (2024). O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?. Educar Em Revista, 40(1), e86000. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86000

Edição

Seção

Demanda Contínua