Avaliações em larga escala na América Latina

problematizando a qualidade da educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94031

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, América Latina, Qualidade da Educação Escolar, Avaliações Internacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar as avaliações em larga escala presentes na América Latina, das quais o Brasil é participante, problematizando a noção de qualidade que elas imprimem para a educação escolar. Trata-se de um estudo documental que tomou por base as informações disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). São descritas e analisadas as avaliações: Estudo Regional Comparativo e Explicativo (ERCE); Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS); Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assessment – PISA) e Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS). Conclui-se que a qualidade da educação escolar tem centralidade nessas avaliações, traduzida, em geral, em escores obtidos pelo desempenho de estudantes em testes padronizados, conformando uma noção de qualidade quase que exclusivamente associada a resultados das aprendizagens escolares, ainda que questionários contextuais acompanhem essas aferições. Ademais, a caracterização das iniciativas de avaliação em larga escala presentes na América Latina revela o interesse cada vez mais robusto de organismos internacionais em criar instrumentos capazes de aferir a aprendizagem de estudantes, possibilitando a comparação da qualidade da educação escolar entre e dentro dos sistemas educativos.

Biografia do Autor

Cristiane Machado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professora Associada (Livre Docente), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Ocimar Munhoz Alavarse, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Raissa de Oliveira Chappaz, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Pedagoga, Instituto
Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Machado, C., Alavarse, O. M., & Chappaz, R. de O. (2024). Avaliações em larga escala na América Latina: problematizando a qualidade da educação escolar. Educar Em Revista, 40(1), e94031. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94031

Edição

Seção

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame