Avaliações em larga escala na América Latina
problematizando a qualidade da educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94031Palavras-chave:
Avaliação em Larga Escala, América Latina, Qualidade da Educação Escolar, Avaliações InternacionaisResumo
O objetivo deste artigo é caracterizar as avaliações em larga escala presentes na América Latina, das quais o Brasil é participante, problematizando a noção de qualidade que elas imprimem para a educação escolar. Trata-se de um estudo documental que tomou por base as informações disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). São descritas e analisadas as avaliações: Estudo Regional Comparativo e Explicativo (ERCE); Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS); Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assessment – PISA) e Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS). Conclui-se que a qualidade da educação escolar tem centralidade nessas avaliações, traduzida, em geral, em escores obtidos pelo desempenho de estudantes em testes padronizados, conformando uma noção de qualidade quase que exclusivamente associada a resultados das aprendizagens escolares, ainda que questionários contextuais acompanhem essas aferições. Ademais, a caracterização das iniciativas de avaliação em larga escala presentes na América Latina revela o interesse cada vez mais robusto de organismos internacionais em criar instrumentos capazes de aferir a aprendizagem de estudantes, possibilitando a comparação da qualidade da educação escolar entre e dentro dos sistemas educativos.
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