Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação, Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisaação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional.

Biografia do Autor

Ranulfo Cavalari Neto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo; Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, RJ

Educador Popular, professor de Educação Física da Educação Básica de Maricá-RJ, Mestre em Saúde Coletiva (ISC/UFF) e Doutorando em Educação (FE-USP). Compõe o Grupo de Pesquisas Crianças, práticas urbanas, gênero e imagens (FE-USP) e Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Saúde e Intervenção Psicossocial para pessoas em situação de rua e/ou violência (ISC-UFF).

Sonia Maria Dantas Berger, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ

Professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Doutorado e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) e Especializações em Teorias e Práticas Ambulatoriais em Instituições Públicas (UFRJ e UFF). Coordena o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Saúde e Intervenção Psicossocial para pessoas em situação de rua e/ou violência. Desenvolve pesquisas nas linhas de investigação em Educação em/na Saúde: saberes e práticas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa e Extensão Niterói- uma cidade inteira pra todas crianças, adolescentes e jovens (PDPA-SMASES ) e Crianças e Adolescentes em Situação de Rua e Acolhimento institucional : construindo estratégias de territorialização afetiva (PROEX UFF), ambos desenvolvidos e/ou articulados às redes de saúde, assistência social e educação do Município de Niterói.

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Cavalari Neto, R., & Dantas Berger, S. M. (2024). Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola. Educar Em Revista, 40(1), e88337. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente