• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo

Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná

 
Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Atual
  • Arquivos
  • Anúncios
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Periódicos UFPR
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 65 items.
  • Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca

    Claudia Laus Angelo, Romulo Campos Lins
    p. 165-180
    2017-01-05
  • Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona

    Marcus Taborda de Oliveira, Pedro Prado da Silva Henrique Prado da Silva
    2021-06-08
  • A escola italiana em Pelotas (RS, Brazil) durante as décadas de 1920 e 1930: entre contextos locais, nacionais e internacionais

    Renata Brião de Castro
    e87090
    2023-10-09
  • Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora

    Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
    2021-04-28
  • Repetência e reprovação na implementação da escola graduada: emergência e significados históricos

    Maria Cristina Gouvea, Fernanda Cristina Rocha
    2021-05-10
  • Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola

    Maria Santos, Elizabeth Macedo
    2022-12-21
  • Tempo integral: tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo / Full-time: tensions between the school times and the body times

    Maria Celeste Reis Fernandes Souza
    p. 159-175
    2018-02-05
  • Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana

    Pedro Ribeiro Mucharreira
    p. 285-302
    2018-12-14
  • Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados

    Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini
    p. 29-43
  • Um ambiente-escola entre poéticas, narrativas e experimentações

    Daniel Ganzarolli Martins, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
    2021-10-25
  • O Prêmio Escola Nota Dez (PENDez)1 – um instrumento de combate às desigualdades educacionais na alfabetização infantil

    Maria Océlia Mota, Diego Mota
    2021-12-06
  • O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional

    Edson Nóbrega Diniz
    2021-11-16
  • “A escola tá mais... Escolar”: a implantação do tempo integral em uma escola de Ensino Fundamental na perspectiva discente

    Dília Maria Andrade Glória
    p. 193-210
    2016-03-30
  • Escola e família no jornal O Arquidiocesano de Mariana (1959-1991): “Defenderá ele os direitos de Deus e da comunidade cristã”

    Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Rosana Areal de Carvalho
    2021-08-23
  • Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola

    Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Flávia Eloisa Caimi
    2021-09-27
  • Os Flintstones e o preconceito na escola

    Tânia Maria Baibich
    p. 111-129
  • “Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas

    Liliana Soares Ferreira
    p. 175-192
    2016-03-30
  • Participação das famílias na gestão educacional o lugar dos pais-professores

    Guilherme de Alcantara, Tânia de Freitas Resende
    e96138
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138
  • Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional

    Maria Izabel de Almeida
    p. 165-176
  • Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola como pesquisar um espaço íntimo

    Cibele Noronha Carvalho, Maria Amália de Almeida Cunha
    e96126
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126
  • Crianças viadas e o deslugar do gênero na escola: notas para um feminismo cor de ar

    Gregory da Silva Balthazar
    2020-12-21
  • Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico

    Antônio Igo Barreto Pereira, Antônio Álvaro Soares Zuin
    331-351
    2019-09-25
  • O Tigre na Jangada exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada

    Ricardo Boklis Golbspan, Luís Armando Gandin
    e95784
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784
  • A criança na constituição cultural, sociopolítica e educativa dos assentamentos de reforma agrária: negações e conquistas

    Leila Damiana Almeida dos Sandros Souza
    e88559
    2024-05-03
  • A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu

    Vivian Silva Lobato, Renato Pinheiro Costa, Maria José Aviz Rosário
    e87494
    2023-12-06
  • Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática

    Graziela Zambão Abdian
    p.107-122
    2018-04-06
  • Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola

    Ana Cecília Romano de Mello, Ivanilda Higa
    e85976
    2023-05-22
  • Bom dia camaradas

    Henrique Evaldo Jansen
    p. 299-303
    2011-04-29
  • Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas

    João Paulo Pooli, Valéria Milena Rohrich Ferreira
    p. 19-37
    2017-06-18
  • Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro

    marcela moraes de Castro, Daniela Patti do Amaral
    e80838
    2023-12-05
  • Trajetórias de sucesso escolar em meios populares ruptura ou conformismo?

    Debora Cristina Piotto
    e95812
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95812
  • Piccolo Mondo by Fanny Romagnoli and Silvia Albertoni: a study on production, circulation, materiality and content (1901-1938)

    Claudia Panizzolo
    e87258
    2023-10-09
  • Escolha de uma escola federal de ensino médio integrado do interior brasileiro: a atualidade das contribuições de Bourdieu

    Bruna Tatianne Moura de Queirós, Tânia de Freitas Resende, Débora Cristina Piotto
    2022-12-21
  • Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença

    Sirley Lizott Tedeschi, Ruth Pavan
    2022-12-21
  • Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública

    Gerson Luiz Buczenko, Maria Antônia de Souza
    e82756
    2023-10-11
  • A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola

    Everaldo Nunes de Farias Filho, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
    2021-10-25
  • Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial

    Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França
    2021-12-06
  • Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal

    Valdivan Ferreira de Lima, Claudia Marcia Lyra Pato
    2021-10-25
  • Democracia e diferença em tramas político-curriculares contemporâneas: o Escola Sem Homofobia em análise

    José Rafael Barbosa Rodrigues, Josenilda Maués
    2020-12-21
  • Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices?

    Irineu Mario Colombo
    2020-10-25
  • Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios

    Maria Rita de Assis César, André de Macedo Duarte
    p. 141-155
    2017-11-23
  • Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica

    Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
    p. 87-102
    2017-06-18
  • Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze

    Sinesio Ferraz Bueno
    p. 149-161
    2015-06-18
  • A pesquisa participante e a intervenção comunitária no cotidiano do Pibid/CAPES

    Maria de Fátima Quintal de Freitas
    p. 149-167
    2014-07-01
  • O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil

    Rejane de Medeiros Cervi, Antonia Nonato, Leszek Celinski, Maria Irene Minini
    p. 37-70
    DOI: https://doi.org/10.5380/educar.v1i1.35195
  • A violência da escola na voz de futuros professores: uma probabilidade da produção da cultura da violência em ambientes escolares?

    Marilda da Silva
    p. 339-353
    2013-07-04
  • O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879)

    Simone Silveira Amorim, Cristiano de Jesus Ferronato
    p. 209-225
    2013-06-05
  • A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional

    Reginaldo Celio Sobrinho, Edson Pantaleão Alves
    p. 323-338
    2013-06-11
  • Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)

    Cancionila Janzkovski Cardoso, Lázara Nanci de Barros Amâncio
    p. 273-291
    2012-10-18
  • Sexualidade e educação sexual na percepção docente

    Glauberto Quirino, João Batista Teixeira da Rocha
    p. 205-224
    2012-03-01
  • Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC

    Rita de Cassia Marchi
    p. 249-265
    2013-03-11
  • A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do Ensino Médio

    Luis Paulo Leopoldo Mercado, Clésia Maria Hora Santana
    p. 263-277
  • A figura astuta da igualdade no discurso da Justiça Restaurativa

    Betina Schuler, Paula Correa Henning
    p. 225-237
    2011-12-08
  • Cultura Material da Escola: entram em cena as carteiras

    Raquel Xavier de Souza Castro, Vera Lucia Gaspar da Silva
    p. 207-224
    2011-04-29
  • A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ABORDAGENS TEÓRICAS E PROPOSTAS DE PREVENÇÃO

    Joyce Mary Adam de Paula e Silva, Leila Maria Ferreira Salles
    p. 217-232
  • Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo?

    Juares Tarcísio Dayrell, Nilma Lino Gomes, Geraldo Leão
    p. 237-252
    2010-12-23
  • Relações interétnicas em uma escola pública no sul do Brasil (1951-1964)

    Dorval do Nascimento
    p. 241-257
  • Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças

    Fernanda Müller
    p. 123-141
  • Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa

    Fabiany de Cássia Tavares Silva
    p. 201-216
  • Relações família-escola na contemporaneidade novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação

    Maria Alice Nogueira, Priscila de Oliveiera Coutinho
    e98626
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.98626
  • Por uma sociologia da relação escola-família

    Pedro Silva
    e98366
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.98366
  • A pandemia e os vínculos entre famílias e escolas na Educação Infantil uma proposta de análise para além do NSE

    Rosa Seleta Xavier, Mariane Campelo Koslinski
    e96146
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96146
  • “[...] Sermos bons alunos para sermos bons pais” a escolarização da parentalidade

    Viviane Coelho Caldeira Ramos, Mauricio Ernica
    e96137
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96137
  • Escolas, famílias e instituições religiosas tensões e resistências

    Fernando Seffner, Carin Klein, Juliana Ribeiro de Vargas
    e96115
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96115
  • A relação família-escola e a Educação Especial alguns apontamentos

    Sirleine Brandão de Souza
    e96110
    2025-05-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110
1 a 65 de 65 itens

Palavras-chave

Idioma

  • Deutsch
  • English
  • Español (España)
  • Français (Canada)
  • Italiano
  • Português (Brasil)

Enviar Submissão

Enviar Submissão
Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.