Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 65 items.
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
Claudia Laus Angelo, Romulo Campos Lins
p. 165-180
2017-01-05
Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona
Marcus Taborda de Oliveira, Pedro Prado da Silva Henrique Prado da Silva
2021-06-08
A escola italiana em Pelotas (RS, Brazil) durante as décadas de 1920 e 1930: entre contextos locais, nacionais e internacionais
Renata Brião de Castro
e87090
2023-10-09
Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
2021-04-28
Repetência e reprovação na implementação da escola graduada: emergência e significados históricos
Maria Cristina Gouvea, Fernanda Cristina Rocha
2021-05-10
Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola
Maria Santos, Elizabeth Macedo
2022-12-21
Tempo integral: tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo / Full-time: tensions between the school times and the body times
Maria Celeste Reis Fernandes Souza
p. 159-175
2018-02-05
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
Pedro Ribeiro Mucharreira
p. 285-302
2018-12-14
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados
Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini
p. 29-43
Um ambiente-escola entre poéticas, narrativas e experimentações
Daniel Ganzarolli Martins, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
2021-10-25
O Prêmio Escola Nota Dez (PENDez)1 – um instrumento de combate às desigualdades educacionais na alfabetização infantil
Maria Océlia Mota, Diego Mota
2021-12-06
O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional
Edson Nóbrega Diniz
2021-11-16
“A escola tá mais... Escolar”: a implantação do tempo integral em uma escola de Ensino Fundamental na perspectiva discente
Dília Maria Andrade Glória
p. 193-210
2016-03-30
Escola e família no jornal O Arquidiocesano de Mariana (1959-1991): “Defenderá ele os direitos de Deus e da comunidade cristã”
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Rosana Areal de Carvalho
2021-08-23
Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola
Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Flávia Eloisa Caimi
2021-09-27
Os Flintstones e o preconceito na escola
Tânia Maria Baibich
p. 111-129
“Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas
Liliana Soares Ferreira
p. 175-192
2016-03-30
Participação das famílias na gestão educacional
o lugar dos pais-professores
Guilherme de Alcantara, Tânia de Freitas Resende
e96138
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138
Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional
Maria Izabel de Almeida
p. 165-176
Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola
como pesquisar um espaço íntimo
Cibele Noronha Carvalho, Maria Amália de Almeida Cunha
e96126
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126
Crianças viadas e o deslugar do gênero na escola: notas para um feminismo cor de ar
Gregory da Silva Balthazar
2020-12-21
Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico
Antônio Igo Barreto Pereira, Antônio Álvaro Soares Zuin
331-351
2019-09-25
O Tigre na Jangada
exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada
Ricardo Boklis Golbspan, Luís Armando Gandin
e95784
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784
A criança na constituição cultural, sociopolítica e educativa dos assentamentos de reforma agrária: negações e conquistas
Leila Damiana Almeida dos Sandros Souza
e88559
2024-05-03
A linha de História da Educação nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu
Vivian Silva Lobato, Renato Pinheiro Costa, Maria José Aviz Rosário
e87494
2023-12-06
Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática
Graziela Zambão Abdian
p.107-122
2018-04-06
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola
Ana Cecília Romano de Mello, Ivanilda Higa
e85976
2023-05-22
Bom dia camaradas
Henrique Evaldo Jansen
p. 299-303
2011-04-29
Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
João Paulo Pooli, Valéria Milena Rohrich Ferreira
p. 19-37
2017-06-18
Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro
marcela moraes de Castro, Daniela Patti do Amaral
e80838
2023-12-05
Trajetórias de sucesso escolar em meios populares
ruptura ou conformismo?
Debora Cristina Piotto
e95812
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95812
Piccolo Mondo by Fanny Romagnoli and Silvia Albertoni: a study on production, circulation, materiality and content (1901-1938)
Claudia Panizzolo
e87258
2023-10-09
Escolha de uma escola federal de ensino médio integrado do interior brasileiro: a atualidade das contribuições de Bourdieu
Bruna Tatianne Moura de Queirós, Tânia de Freitas Resende, Débora Cristina Piotto
2022-12-21
Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença
Sirley Lizott Tedeschi, Ruth Pavan
2022-12-21
Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública
Gerson Luiz Buczenko, Maria Antônia de Souza
e82756
2023-10-11
A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola
Everaldo Nunes de Farias Filho, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
2021-10-25
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial
Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França
2021-12-06
Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal
Valdivan Ferreira de Lima, Claudia Marcia Lyra Pato
2021-10-25
Democracia e diferença em tramas político-curriculares contemporâneas: o Escola Sem Homofobia em análise
José Rafael Barbosa Rodrigues, Josenilda Maués
2020-12-21
Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices?
Irineu Mario Colombo
2020-10-25
Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios
Maria Rita de Assis César, André de Macedo Duarte
p. 141-155
2017-11-23
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
p. 87-102
2017-06-18
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze
Sinesio Ferraz Bueno
p. 149-161
2015-06-18
A pesquisa participante e a intervenção comunitária no cotidiano do Pibid/CAPES
Maria de Fátima Quintal de Freitas
p. 149-167
2014-07-01
O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
Rejane de Medeiros Cervi, Antonia Nonato, Leszek Celinski, Maria Irene Minini
p. 37-70
DOI:
https://doi.org/10.5380/educar.v1i1.35195
A violência da escola na voz de futuros professores: uma probabilidade da produção da cultura da violência em ambientes escolares?
Marilda da Silva
p. 339-353
2013-07-04
O processo de profissionalização docente e a criação da Escola Normal em Sergipe (1827-1879)
Simone Silveira Amorim, Cristiano de Jesus Ferronato
p. 209-225
2013-06-05
A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional
Reginaldo Celio Sobrinho, Edson Pantaleão Alves
p. 323-338
2013-06-11
Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)
Cancionila Janzkovski Cardoso, Lázara Nanci de Barros Amâncio
p. 273-291
2012-10-18
Sexualidade e educação sexual na percepção docente
Glauberto Quirino, João Batista Teixeira da Rocha
p. 205-224
2012-03-01
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC
Rita de Cassia Marchi
p. 249-265
2013-03-11
A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do Ensino Médio
Luis Paulo Leopoldo Mercado, Clésia Maria Hora Santana
p. 263-277
A figura astuta da igualdade no discurso da Justiça Restaurativa
Betina Schuler, Paula Correa Henning
p. 225-237
2011-12-08
Cultura Material da Escola: entram em cena as carteiras
Raquel Xavier de Souza Castro, Vera Lucia Gaspar da Silva
p. 207-224
2011-04-29
A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ABORDAGENS TEÓRICAS E PROPOSTAS DE PREVENÇÃO
Joyce Mary Adam de Paula e Silva, Leila Maria Ferreira Salles
p. 217-232
Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo?
Juares Tarcísio Dayrell, Nilma Lino Gomes, Geraldo Leão
p. 237-252
2010-12-23
Relações interétnicas em uma escola pública no sul do Brasil (1951-1964)
Dorval do Nascimento
p. 241-257
Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças
Fernanda Müller
p. 123-141
Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa
Fabiany de Cássia Tavares Silva
p. 201-216
Relações família-escola na contemporaneidade
novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação
Maria Alice Nogueira, Priscila de Oliveiera Coutinho
e98626
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98626
Por uma sociologia da relação escola-família
Pedro Silva
e98366
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98366
A pandemia e os vínculos entre famílias e escolas na Educação Infantil
uma proposta de análise para além do NSE
Rosa Seleta Xavier, Mariane Campelo Koslinski
e96146
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96146
“[...] Sermos bons alunos para sermos bons pais”
a escolarização da parentalidade
Viviane Coelho Caldeira Ramos, Mauricio Ernica
e96137
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96137
Escolas, famílias e instituições religiosas
tensões e resistências
Fernando Seffner, Carin Klein, Juliana Ribeiro de Vargas
e96115
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96115
A relação família-escola e a Educação Especial
alguns apontamentos
Sirleine Brandão de Souza
e96110
2025-05-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110
1 a 65 de 65 itens
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed