Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola

Autores

Palavras-chave:

campo educacional brasileiro, subcampo da escola, professores de Ciências e Biologia, Bourdieu

Resumo

A contribuição da teoria sociológica de Bourdieu para a Educação é atual. Os conceitos de habitus, capital e campo social, de maneira articulada, permitem um entendimento dialético a respeito dos agentes sociais na sociedade. Assim, com o emprego de uma conceituação derivada de Bourdieu, como campo e subcampo escolar, é possível a compreensão da instituição escolar como construtora de uma dinâmica própria, com características e demandas específicas, muito além de uma mera consumidora passiva de projetos e políticas educacionais elaborados externamente a ela. Nesse sentido, este trabalho propõe, por meio de observação narrativa sistemática e entrevistas com um grupo de professores de Ciências e Biologia de um subcampo da escola, a descrição e análise das disputas, dos capitais, das estratégias e posições dos professores no subcampo em questão. Atribuiu-se uma valoração distinta para cada uma das estratégias de acordo com a possibilidade maior ou menor de prestígio social no subcampo, conferida por tais estratégias aos professores. Com isso, compreendeu-se a dinâmica desse subcampo, contribuindo para destacar que no interior das escolas brasileiras há disputas, interesses e demandas que devem ser considerados na relação com os demais subcampos, assim como no desenvolvimento de projetos e políticas educacionais.

Biografia do Autor

Ana Cecília Romano de Mello, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológica (UFV); Mestre e Doutora em Educação (UFPR). Professora Substituta, UFPR, no Setor Litoral, vinculada ao curso de Licenciatura em Educação no Campo. Possui experiência na pesquisa em Formação de professores, Estágio supervisionado, Etnobiologia e Ensino de Ciências.

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Licenciada em Física (UFPR), Mestre em Ensino de Ciências (IF-USP) e Doutora em Educação (FE-USP). Fez pós-doutorado em Educação (USP). Professora Associada na UFPR, no Setor de Educação, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, nas seguintes temáticas: Ensino de Ciências e Física, Formação e Desenvolvimento profissional docente em Ciências da Natureza, Estágio curricular na formação docente.

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Romano de Mello, A. C., & Higa, I. (2023). Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola. Educar Em Revista, 39, e85976. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85976

Edição

Seção

Demanda Contínua