Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 100 items.
O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
e86000
2024-04-30
Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000
Andrea Barbosa Gouveia
e89555
2023-05-23
Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
Luciana Esmeralda Ostetto, Maria da Assunção Folque
2021-04-28
Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro
2021-05-04
Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia
Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
e87484
2024-05-02
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer
229-250
2019-04-01
Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional / Training possibilities for university teachers: institutional commitment
Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas
p. 249-263
2018-02-05
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
Arthane Menezes Figueirêdo, Graça Aparecida Cicillini
p. 293-304
2016-06-29
Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina
Priscila Juliana da Silva, Orliney Maciel Guimarães
e85565
2023-05-22
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
André Coelho da Silva, Maria José Pereira Monteiro de Almeida
p.181-198
2018-04-06
Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa
Everton Bedin, José Claudio Del Pino
p. 293-309
2018-06-12
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
Pedro Ribeiro Mucharreira
p. 285-302
2018-12-14
Autonomia de professores
Marcelo Valério
p. 327-332
2017-11-23
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2021-04-28
Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
2021-04-28
A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista
Maria Flávia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro
e88326
2024-07-19
Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica
João Paulo Pooli, Marcia Baiersdorf
e92773
2023-12-05
Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências
Maria Aparecida Lima Santos
2021-09-27
A prática no processo de formação inicial de professores
uma revisão integrativa
Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
e91579
2025-02-18
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais
Tais Wojciechowski Santos, Ricardo Antunes de Sá
2021-06-08
Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa
Maria Lúcia Resende Lomba, Luciano Mendes Faria Filho
2022-12-21
“Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950)
Fábio Souza Lima
2021-08-20
Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores
Meily Assbú Linhales, Giovanna Camila da Silva, Fernanda Cristina dos Santos
2021-06-08
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
e77386
2023-10-11
Complexos temáticos na formação de professores do campo
Maria Bernadete de Melo Cunha, José Luis de Paula Barros Silva
p. 171-188
2016-09-20
O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente
Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
2022-04-06
Cinema negro feminino, estética e política na formação de professoras: uma experiência com o filme Kbela
Fábio José Paz da Rosa
2021-05-10
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
Vanessa França Simas
2021-05-04
A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
2021-06-08
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella, Josimar de Aparecido Vieira
e73172
2023-10-06
Formação do professor de dança para o contexto escolar
visões e realizações no passo da experiência
Cecília Silvano Batalha, Giseli Barreto da Cruz
e84257
2024-12-03
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84257
Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
Mauro Cezar Coelho, Wilma Nazaré Baía Coelho
2021-09-27
A educação a distância na formação continuada do professor
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
p. 67-81
Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial
Simone Barreto Anadon, Simone Gonçalves da Silva
e88029
2023-12-05
Formação inicial de professores para a docência com bebês
as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil
Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues, Silvia Helena Vieira Cruz
e88141
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88141
Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
Vanderlei José Valim Vieira Filho, Fábio Peres Gonçalves
e87137
2023-05-23
Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade
Mônica Aparecida Roodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens
e84349
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84349
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
Nádia G Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
2021-09-27
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
Leandro Passarinho Reis Júnior
291-308
2019-05-01
Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola
Vanessa Moreira Crecci, Dario Fiorentini
p.273-292
2018-08-15
Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
Wilma de Nazaré Baía Coelho
p.97-122
2018-06-12
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
Nívia Magalhães da Silva Freitas, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
p.199-216
2018-04-06
Apresentação
Claudia Madruga Cunha, Flávia Vieira
p. 13-17
2017-02-25
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
Flávia Vieira
p. 85-101
2017-02-25
Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio
Ana Isabel Andrade, Filomena Martins
p. 137-154
2017-02-25
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
Eliete Santiago, José Batista Neto
p. 127-141
2016-09-20
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
Licínio C. Lima
p. 143-156
2016-09-20
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
p. 205-222
2016-09-20
A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico
Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
p. 229-246
2015-03-13
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares
Irton Milanesi
p. 209-227
2012-11-26
Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental
Giana Raquel Rosa Gouvêa
p. 163-179
2006-10-20
Literacia e consciência histórica
Isabel Barca
p. 93-112
Designing and testing modules on non-formal education for teacher education candidates: a brazilian experience / Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares do Paraná, 1900-1929
Christiane Gioppo, Gizele de Souza
p. 291-293
A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle
Monica Ribeiro da Silva
p. 195-210
O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990
Leda Scheibe
p. 177-193
Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional
Maria Izabel de Almeida
p. 165-176
A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade
José Carlos Libâneo
p. 113-147
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
Selma Garrido Pimenta, Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita
p. 87-109
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
Paulo Ricardo Ross
p. 203-224
Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EAD
Santiago Castillo Arredondo
p. 13-27
Pessoa, utopia e formação de professores
Blanca Beatriz Díaz Alva
p. 73-84
Currículo, cultura e formação de professores
Antonio Flavio Barbosa Moreira
p. 39-52
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?
Andreia Vicencia Vitor Alves, Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Caroline Touro Beluque
e87160
2023-10-06
Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso
Gilberto Lacerda Santos
p. 275-290
2014-04-22
Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente
Fernanda Lahtermaher, Giseli Barreto da Cruz
2022-12-21
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Gláucia Marcondes Vieira, Maria Laura Magalhães Gomes
p. 257-273
2014-12-08
A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
Rudervania da Silva Lima Aranha, Selma Suely Baçal de Oliveira
e86906
2023-05-23
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
Glauco Gomes de Menezes
p. 283-299
2013-10-07
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
Antonia Emanuela Oliveira de Lima, Fátima Sampaio Silva
p. 293-308
2014-12-08
Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
e93014
2024-08-27
Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia
Everton Bedin, Carla Susana Lopes Morais
e87730
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730
Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
Magalis Bésser dorneles Schneider, Raquel de Almeida Moraes
p. 307-321
2015-03-14
A formação profissional nos cursos de licenciatura e o exercício do magistério na educação básica: intenções, realizações e ambiguidades
Carlos Antonio Giovinazzo Junior
p. 51-68
2017-06-18
Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental
Vilma Barra
p. 224-225
A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
Sandra Francesca Conte de Almeida, Rosana Márcia Rolando Aguiar
p. 89-101
2017-05-09
Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica / Performances of Pedagogy: anaesthetic-pedagogical narrative
Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
p. 87-103
2018-02-05
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
Bartolina Ramalho Catanante, Lucimar Rosa Dias
p. 103-113
2017-06-18
Música e escola: um diálogo com a diversidade
Mônica Zewe Uriarte
p. 245-258
Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas
José Carlos Libâneo
p. 153-173
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química
Francisca das Chagas Alves da Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
2022-12-21
Formação de professores: um esforço de síntese
Ione Ribeiro Valle
p. 215-235
2005-10-21
A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa
Márcia Denise Pletsch
p. 143-156
2008-12-16
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?
Rosemara Perpétua Lopes, Monica Fürkotter
e84255
2023-12-05
A formação prática de professores no estágio curricular
Helena Maria dos Santos Felício, Ronaldo Alexandre de Oliveira
p. 215-232
As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil
que espaço elas ocupam?
Paulo Sérgio Garcia, Nonato Assis de Miranda
e93728
2024-12-06
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93728
Oficinas de ensino de história: pontes de didática da história na transição do currículo de formação de professores
Luis Fernando Cerri
p. 221-238
2006-10-20
Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores
Maria do Carmo Galiazzi, Roque Moraes, Maurivan Güntzel Ramos
p. 227-241
Aprendizagem de conceitos geométricos pelo futuro professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e as novas tecnologias
Maria Raquel Miotto Morelatti, Luís Henrique Gazeta de Souza
p. 263-275
LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Geiva Carolina Calsa, Edson Carlos Romualdo
p. 215-230
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
Rosemara Perpétua Lopes
p. 163-179
2009-11-25
Educação a distância: estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores
Ricardo Antunes de Sá
p. 307-307
2008-11-11
Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930).
Jane Soares de Almeida
p. 139-152
Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Sandra Freitas de Souza
p. 245-261
Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Adriane de Castro Menezes Rangel
p. 167-184
2012-10-05
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
p. 201-216
2012-03-16
Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática
Amarildo Luiz Trevisan
p. 195-212
Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
Monica Folena Araújo, Tereza Luiza de França
p. 237-252
2013-08-08
Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa
Marta Nornberg, Gilberto Ferreira da Silva
p. 185-202
2014-07-18
Os institutos superiores de educação ontem e hoje
Vera Lúcia Bazzo
p. 267-283
Direito de vida e morte em um currículo de Biologia
Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
2020-12-20
1 a 100 de 100 itens
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed