• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo

Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná

 
Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Atual
  • Arquivos
  • Anúncios
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Periódicos UFPR
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 100 items.
  • O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?

    Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
    e86000
    2024-04-30
  • Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000

    Andrea Barbosa Gouveia
    e89555
    2023-05-23
  • Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética

    Luciana Esmeralda Ostetto, Maria da Assunção Folque
    2021-04-28
  • Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal

    Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro
    2021-05-04
  • Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia

    Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
    e87484
    2024-05-02
  • A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática

    Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer
    229-250
    2019-04-01
  • Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional / Training possibilities for university teachers: institutional commitment

    Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas
    p. 249-263
    2018-02-05
  • Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação

    Arthane Menezes Figueirêdo, Graça Aparecida Cicillini
    p. 293-304
    2016-06-29
  • Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina

    Priscila Juliana da Silva, Orliney Maciel Guimarães
    e85565
    2023-05-22
  • Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física

    André Coelho da Silva, Maria José Pereira Monteiro de Almeida
    p.181-198
    2018-04-06
  • Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa

    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    p. 293-309
    2018-06-12
  • Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana

    Pedro Ribeiro Mucharreira
    p. 285-302
    2018-12-14
  • Autonomia de professores

    Marcelo Valério
    p. 327-332
    2017-11-23
  • Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica

    Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
    2021-04-28
  • Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora

    Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
    2021-04-28
  • A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista

    Maria Flávia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro
    e88326
    2024-07-19
  • Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica

    João Paulo Pooli, Marcia Baiersdorf
    e92773
    2023-12-05
  • Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências

    Maria Aparecida Lima Santos
    2021-09-27
  • A prática no processo de formação inicial de professores uma revisão integrativa

    Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
    e91579
    2025-02-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
  • O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais

    Tais Wojciechowski Santos, Ricardo Antunes de Sá
    2021-06-08
  • Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa

    Maria Lúcia Resende Lomba, Luciano Mendes Faria Filho
    2022-12-21
  • “Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950)

    Fábio Souza Lima
    2021-08-20
  • Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores

    Meily Assbú Linhales, Giovanna Camila da Silva, Fernanda Cristina dos Santos
    2021-06-08
  • Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas

    Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
    e77386
    2023-10-11
  • Complexos temáticos na formação de professores do campo

    Maria Bernadete de Melo Cunha, José Luis de Paula Barros Silva
    p. 171-188
    2016-09-20
  • O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente

    Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
    2022-04-06
  • Cinema negro feminino, estética e política na formação de professoras: uma experiência com o filme Kbela

    Fábio José Paz da Rosa
    2021-05-10
  • Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante

    Vanessa França Simas
    2021-05-04
  • A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar

    Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
    2021-06-08
  • Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

    Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella, Josimar de Aparecido Vieira
    e73172
    2023-10-06
  • Formação do professor de dança para o contexto escolar visões e realizações no passo da experiência

    Cecília Silvano Batalha, Giseli Barreto da Cruz
    e84257
    2024-12-03
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84257
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!

    Mauro Cezar Coelho, Wilma Nazaré Baía Coelho
    2021-09-27
  • A educação a distância na formação continuada do professor

    Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
    p. 67-81
  • Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial

    Simone Barreto Anadon, Simone Gonçalves da Silva
    e88029
    2023-12-05
  • Formação inicial de professores para a docência com bebês as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil

    Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues, Silvia Helena Vieira Cruz
    e88141
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.88141
  • Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação

    Vanderlei José Valim Vieira Filho, Fábio Peres Gonçalves
    e87137
    2023-05-23
  • Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade

    Mônica Aparecida Roodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens
    e84349
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84349
  • Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores

    Nádia G Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
    2021-09-27
  • Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores

    Leandro Passarinho Reis Júnior
    291-308
    2019-05-01
  • Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola

    Vanessa Moreira Crecci, Dario Fiorentini
    p.273-292
    2018-08-15
  • Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos

    Wilma de Nazaré Baía Coelho
    p.97-122
    2018-06-12
  • Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo

    Nívia Magalhães da Silva Freitas, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    p.199-216
    2018-04-06
  • Apresentação

    Claudia Madruga Cunha, Flávia Vieira
    p. 13-17
    2017-02-25
  • Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática

    Flávia Vieira
    p. 85-101
    2017-02-25
  • Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio

    Ana Isabel Andrade, Filomena Martins
    p. 137-154
    2017-02-25
  • Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana

    Eliete Santiago, José Batista Neto
    p. 127-141
    2016-09-20
  • Sobre a educação cultural e ético-política dos professores

    Licínio C. Lima
    p. 143-156
    2016-09-20
  • Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno

    Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
    p. 205-222
    2016-09-20
  • A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico

    Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
    p. 229-246
    2015-03-13
  • Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares

    Irton Milanesi
    p. 209-227
    2012-11-26
  • Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental

    Giana Raquel Rosa Gouvêa
    p. 163-179
    2006-10-20
  • Literacia e consciência histórica

    Isabel Barca
    p. 93-112
  • Designing and testing modules on non-formal education for teacher education candidates: a brazilian experience / Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares do Paraná, 1900-1929

    Christiane Gioppo, Gizele de Souza
    p. 291-293
  • A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle

    Monica Ribeiro da Silva
    p. 195-210
  • O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990

    Leda Scheibe
    p. 177-193
  • Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional

    Maria Izabel de Almeida
    p. 165-176
  • A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade

    José Carlos Libâneo
    p. 113-147
  • Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998

    Selma Garrido Pimenta, Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita
    p. 87-109
  • Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão

    Paulo Ricardo Ross
    p. 203-224
  • Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EAD

    Santiago Castillo Arredondo
    p. 13-27
  • Pessoa, utopia e formação de professores

    Blanca Beatriz Díaz Alva
    p. 73-84
  • Currículo, cultura e formação de professores

    Antonio Flavio Barbosa Moreira
    p. 39-52
  • Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?

    Andreia Vicencia Vitor Alves, Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Caroline Touro Beluque
    e87160
    2023-10-06
  • Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso

    Gilberto Lacerda Santos
    p. 275-290
    2014-04-22
  • Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente

    Fernanda Lahtermaher, Giseli Barreto da Cruz
    2022-12-21
  • Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Gláucia Marcondes Vieira, Maria Laura Magalhães Gomes
    p. 257-273
    2014-12-08
  • A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil

    Rudervania da Silva Lima Aranha, Selma Suely Baçal de Oliveira
    e86906
    2023-05-23
  • A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática

    Glauco Gomes de Menezes
    p. 283-299
    2013-10-07
  • Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza

    Antonia Emanuela Oliveira de Lima, Fátima Sampaio Silva
    p. 293-308
    2014-12-08
  • Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto

    Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
    e93014
    2024-08-27
  • Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia

    Everton Bedin, Carla Susana Lopes Morais
    e87730
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730
  • Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância

    Magalis Bésser dorneles Schneider, Raquel de Almeida Moraes
    p. 307-321
    2015-03-14
  • A formação profissional nos cursos de licenciatura e o exercício do magistério na educação básica: intenções, realizações e ambiguidades

    Carlos Antonio Giovinazzo Junior
    p. 51-68
    2017-06-18
  • Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental

    Vilma Barra
    p. 224-225
  • A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações

    Sandra Francesca Conte de Almeida, Rosana Márcia Rolando Aguiar
    p. 89-101
    2017-05-09
  • Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica / Performances of Pedagogy: anaesthetic-pedagogical narrative

    Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
    p. 87-103
    2018-02-05
  • A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio

    Bartolina Ramalho Catanante, Lucimar Rosa Dias
    p. 103-113
    2017-06-18
  • Música e escola: um diálogo com a diversidade

    Mônica Zewe Uriarte
    p. 245-258
  • Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas

    José Carlos Libâneo
    p. 153-173
  • A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química

    Francisca das Chagas Alves da Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    2022-12-21
  • Formação de professores: um esforço de síntese

    Ione Ribeiro Valle
    p. 215-235
    2005-10-21
  • A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa

    Márcia Denise Pletsch
    p. 143-156
    2008-12-16
  • O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?

    Rosemara Perpétua Lopes, Monica Fürkotter
    e84255
    2023-12-05
  • A formação prática de professores no estágio curricular

    Helena Maria dos Santos Felício, Ronaldo Alexandre de Oliveira
    p. 215-232
  • As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil que espaço elas ocupam?

    Paulo Sérgio Garcia, Nonato Assis de Miranda
    e93728
    2024-12-06
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.93728
  • Oficinas de ensino de história: pontes de didática da história na transição do currículo de formação de professores

    Luis Fernando Cerri
    p. 221-238
    2006-10-20
  • Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores

    Maria do Carmo Galiazzi, Roque Moraes, Maurivan Güntzel Ramos
    p. 227-241
  • Aprendizagem de conceitos geométricos pelo futuro professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e as novas tecnologias

    Maria Raquel Miotto Morelatti, Luís Henrique Gazeta de Souza
    p. 263-275
  • LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

    Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Geiva Carolina Calsa, Edson Carlos Romualdo
    p. 215-230
  • Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados

    Rosemara Perpétua Lopes
    p. 163-179
    2009-11-25
  • Educação a distância: estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores

    Ricardo Antunes de Sá
    p. 307-307
    2008-11-11
  • Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930).

    Jane Soares de Almeida
    p. 139-152
  • Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-

    Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Sandra Freitas de Souza
    p. 245-261
  • Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações

    Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Adriane de Castro Menezes Rangel
    p. 167-184
    2012-10-05
  • Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento

    Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
    p. 201-216
    2012-03-16
  • Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática

    Amarildo Luiz Trevisan
    p. 195-212
  • Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife

    Monica Folena Araújo, Tereza Luiza de França
    p. 237-252
    2013-08-08
  • Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa

    Marta Nornberg, Gilberto Ferreira da Silva
    p. 185-202
    2014-07-18
  • Os institutos superiores de educação ontem e hoje

    Vera Lúcia Bazzo
    p. 267-283
  • Direito de vida e morte em um currículo de Biologia

    Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
    2020-12-20
1 a 100 de 100 itens

Palavras-chave

Idioma

  • Deutsch
  • English
  • Español (España)
  • Français (Canada)
  • Italiano
  • Português (Brasil)

Enviar Submissão

Enviar Submissão
Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.