• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo

Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná

 
Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Atual
  • Arquivos
  • Anúncios
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Periódicos UFPR
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 500 items.
  • Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona

    Marcus Taborda de Oliveira, Pedro Prado da Silva Henrique Prado da Silva
    2021-06-08
  • Apresentação

    Sandra Regina Kirchner Guimarães, Alina Galvão Spinillo
    p. 11-15
    2017-01-05
  • Apresentação – Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos

    Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
    2022-03-14
  • Editorial

    Cláudio de Sá Machado Jr., Ângelo Ricardo de Souza
    p. 5-7
    2017-01-05
  • Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte

    Viviane Tolentino da Silva, Maria Inês Mafra Goulart, Vanessa Ferraz Almeida Neves
    e82743
    2023-05-22
  • História e memória do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (1975-2020)

    Marcus Levy Bencostta, Marília Andrade Torales Campos, Cláudio de Sá Machado Jr.
    2021-06-08
  • Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP)

    Marineide de Oliveira Gomes
    e80353
    2024-05-03
  • Leitura e ortografia: além dos primeiros passos.

    Magaly Quintana Pouzo Minatel, Viviane do Rocio Barbosa
    p. 319-324
    2017-01-05
  • Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire

    Juliana Rezende Torres, Lourdes de Fátima Bezerra Carril
    2021-05-10
  • “O poder que ainda não está no poder”: Paulo Freire, pedagogia crítica e a guerra na educação pública - uma entrevista com Ira Shor

    Alexandre Saul, Ana Maria Saul
    p. 293-308
    2016-09-20
  • Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais

    Lara CarletteThiengo, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Lucídio Bianchetti
    259-278
    2019-09-25
  • Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicos

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    2022-03-14
  • Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES

    Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Jurandir de Almeida Araújo
    2022-03-14
  • Circo e ginástica em folhas de papel: o pequeno tratado de acrobacia e gymnastica

    Daniel de Lopes, Erminia Silva, Mônica Caldas Ehrenberg
    2021-06-08
  • Nota biográfica em comemoração ao nascimento de Eny Caldeira

    Maria Elisabeth Blanck Miguel
    p. 311-316
    2017-01-05
  • “Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880)

    José Raimundo Rodrigues, Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Eliane Telles de Bruim Vieira
    2021-06-08
  • O utilitarismo de assalto às ciências da educação

    Yves Lenoir
    p. 159-167
    2016-09-20
  • Apresentação

    Maurício Cesar Vitória Fagundes, Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga
    p. 13-17
    2016-09-20
  • Educação especial na perspectiva inclusiva uma revisão pautada no direito de todos à educação

    Ana Paula Boff, Andreia de Bem Machado
    e85133
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.85133
  • Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores

    Meily Assbú Linhales, Giovanna Camila da Silva, Fernanda Cristina dos Santos
    2021-06-08
  • Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica

    João Paulo Pooli, Marcia Baiersdorf
    e92773
    2023-12-05
  • Relações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina

    Sandro Vinicius Sales dos Santos, Isabel de Oliveira e Silva
    2020-10-25
  • Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: uma entrevista com Carles Feixa Pampols

    Victor Hugo Nedel Oliveira, Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Andreia Mendes dos Santos, Carles Feixa Pampols
    p.311-325
    2018-08-15
  • Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação – uma entrevista com José Machado Pais

    José Machado Pais, Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Victor Hugo Nedel Oliveira
    p. 301-313
    2017-05-09
  • Sistema de Avaliação do Ensino Superior em Portugal: entrevista com Carlinda Leite

    Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Carlinda Leite
    391-405
    2019-09-25
  • Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres

    Patricia Mie Matsuo, Rosana Louro Ferreira Silva
    2021-10-25
  • A produção da Education Physique Sportive Generalisée na França: o esporte como possibilidade educativa

    Luciana Bicalho Cunha
    2021-08-20
  • Por mais experiências estéticas da natureza em escolas públicas de educação básica

    Valéria Ghisloti Iared, Alberto Cabral Ferreira, Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter
    2022-11-29
  • Educação infantil em tempo integral: em busca de uma philia social

    Vania Carvalho de Araújo
    p. 191-203
    2017-02-25
  • A hermenêutica na pesquisa educacional: validade e demarcação do conhecimento

    Odair Neitzel, Clenio Vianei Mazzonetto
    e84568
    2023-05-22
  • Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017)

    António António, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Osvaldo Hernández González
    2021-12-06
  • Na contramão da BNCC: do emparedamento colonizador ao livre brincar

    Lea Vargas Tiriba, Zemilda do Carmo Weber do Nascimento dos Santos, Katia Almeida Bizzo Schaefer
    e86018
    2023-12-05
  • Educação, diversidade e diferenças: olhares (des)colonizados e territorialidades múltiplas

    Rita de Cassia M. Alcaraz
    p. 193-196
    2017-06-18
  • Las emociones en las representaciones sociales del cambio climático

    Raul Calixto Flores, Esperanza Terrón Amigón
    p.217-233
    2018-04-06
  • A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização

    Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado
    2022-03-14
  • A educação permanente e as impermanências na educação

    Viviane Castro Camozzato, Marisa Vorraber Costa
    p. 153-169
    2017-06-18
  • O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal

    Cláudia Cardoso-Martins, Ana Luiza Navas
    p. 17-32
    2017-01-05
  • Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832)

    Mônica Yumi Jinzenji, Priscilla Samantha Barbosa Verona
    2022-08-10
  • Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense

    Raimunda Kelly Silva Gomes, Luiza Nakayama
    p. 257-273
    2017-11-23
  • Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade

    Fernanda Leopoldina Viana, Miguel Borges
    p. 33-51
    2017-01-05
  • Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental

    Thais De Oliveira Nabaes, Vilmar Alves Pereira
    p. 189-204
    2016-09-20
  • Egressos de escolas federais e o acesso aos cursos mais seletivos da Universidade Federal de Minas Gerais antes e depois das políticas de ações afirmativas

    Patrícia Cappuccio de Resende, Gustavo Bruno de Paula, Cláudio Marques Martins Nogueira
    e91576
    2025-02-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91576
  • Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA

    Ana Maria Soek, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Sonia Maria Chaves Haracemiv
    2022-03-14
  • Financiamento da educação especial no município de Vitória: desafios à gestão

    Marileide Gonçalves França, Rosângela Gavioli Prieto
    p. 279-296
    2018-11-19
  • Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal – inovações e desafios

    Carmen Cavaco
    2022-03-14
  • Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia

    Matheus Bernardo Silva
    199-218
    2019-09-25
  • Ensino de Filosofia: método e recepção filosófica em Agnes Heller

    Geraldo Balduino Horn, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes
    p. 279-293
    2017-01-05
  • "A sorte sorriu para mim”: sorte ou estratégia de evitamento da escola pública "comum"? / “Luck smiled at me”: luck or strategy of avoidance of the ‘ordinary’ public school?

    Maria Amália Almeida Cunha, Maria Teresa Gonzaga Alves
    p. 199-214
    2018-02-05
  • Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras

    Terezinha Nunes, Rosane Vargas
    p. 125-141
    2017-01-05
  • Etnografía escolar sobre la educación intercultural en tres escuelas mapuches de La Araucanía

    Katerin Arias
    2021-09-27
  • Educação escolar quilombola no Brasil: uma análise sobre os materiais didáticos produzidos pelos sistemas estaduais de ensino

    Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster
    193-211
    2019-05-01
  • O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia

    José Carlos dos Santos Debus, Ângela Balça
    2022-03-14
  • Imigração, criminalidade e instituição correcional: o caso de menores portugueses na Amazônia paraense (1880-1925)

    Telmo Renato Silva Araújo
    e87517
    2023-12-05
  • A qualidade das creches conveniadas de Fortaleza em foco

    Silvia Helena Vieira Cruz, Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues
    2021-11-29
  • A construção social do professor de música

    Paula Alexandra Reis Bueno, Roberto Eduardo Bueno
    209-227
    2019-04-01
  • Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas

    Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
    e77386
    2023-10-11
  • Maria Teresa Estrela e as Ciências da Educação em Portugal

    Camila Ferreira da Silva
    2020-02-27
  • Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana

    Maria de Fátima Quintal de Freitas
    p. 47-62
    2007-08-23
  • Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia

    Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
    e87484
    2024-05-02
  • Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre

    Ana Cláudia Ferreira Godinho, Maria Clara Bueno Fischer
    335-354
    2019-07-30
  • Escola e família no jornal O Arquidiocesano de Mariana (1959-1991): “Defenderá ele os direitos de Deus e da comunidade cristã”

    Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Rosana Areal de Carvalho
    2021-08-23
  • As velhas novas perspectivas educativas frente à crise ética

    Odair Neitzel
    p. 205-222
    2019-11-01
  • Albano Woiski

    Niroá Zuleika Rotta Ribeiro Glaser, Antônio Lineu Carneiro
    p. 107-122
  • Pórcia Guimarães Alves

    Virgínia Anne van den Berg, José Vicente A. N. Miranda
    p. 123-148
  • Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá

    Ângela Scalabrin Coutinho, Thiago Alves
    194-217
    2019-07-30
  • O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX

    Helen Arantes Martins, Josiane Brolo, Alceu Zoia
    e85642
    2023-12-06
  • Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas

    Terciane Ângela Luchese, Alberto Barausse
    e91041
    2023-10-06
  • O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia

    Francilene de Aguiar Parente, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
    2021-12-06
  • Museu e museologia

    Cláudio de Sá Machado Jr.
    p. 289-294
    2015-12-05
  • Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital

    Marcio Roberto de Lima, Diego Sousa Mendes, Eduardo Henrique de Matos Lima
    2020-08-25
  • Editorial

    Cláudio de Sá Machado Jr., Marcus Levy Bencostta
    p. 5-7
    2016-03-30
  • Complexos temáticos na formação de professores do campo

    Maria Bernadete de Melo Cunha, José Luis de Paula Barros Silva
    p. 171-188
    2016-09-20
  • Para uma análise pedagógica dos contextos educativos – uma entrevista com Anna Bondioli, Monica Ferrari e Donatella Savio da Universidade de Pavia/Itália

    Catarina Moro, Gizele de Souza
    p. 323-363
    2016-06-29
  • Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública

    Maria José Braga, Flavia Pereira Xavier
    p. 245-259
    2017-01-05
  • Sobre a educação cultural e ético-política dos professores

    Licínio C. Lima
    p. 143-156
    2016-09-20
  • Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação

    Carlos Rodrigues Brandão, Maurício Cesar Vitória Fagundes
    p. 89-106
    2016-09-20
  • Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil

    Marcos Suel Zanette
    p. 149-166
    2017-08-24
  • A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil

    Eliane Juraski Camillo
    p. 137-148
    2017-08-24
  • As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais

    Flávio Santiago, Susy Yarley Hinestroza Rodríguez, Roberta Cristina de Paula
    e88342
    2024-05-03
  • A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História

    Helena Pinto
    p. 205-220
    2017-02-25
  • Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro

    Nadia Hage Fialho, Tânia Maria Hetkowski
    p. 19-34
    2017-02-25
  • Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

    Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella, Josimar de Aparecido Vieira
    e73172
    2023-10-06
  • Expediente

    Educar em Revista
    p. 1-4
    2017-01-05
  • Memorial acadêmico para Professor Titular

    Carlos Eduardo Vieira
    p. 291-312
    2017-02-25
  • Editorial

    Cláudio de Sá Machado Jr., Ângelo Ricardo de Souza
    p. 5-6
    2017-02-25
  • Memórias de uma educação clandestina: comunistas brasileiros e escolas políticas na União Soviética na década de 1950

    Éder da Silva Silveira, Cheron Zanini Moretti
    p. 193-208
    2017-11-23
  • A judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral: uma análise de decisões judiciais e extrajudiciais

    Franceila Auer, Vania Carvalho de Araújo
    e86425
    2023-12-05
  • Professoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902/1940)

    Jamilly Nicácio Nicolete, Jane Soares de Almeida
    p. 203-220
    2017-09-24
  • Memória, identidade e docência: recordações-referência de professores iniciantes na educação superior

    Sebastião Silva Soares, Selva F. Guimarães
    2021-04-28
  • “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar

    André Magri Ribeiro de Melo, Míria Gomes de Oliveira
    2020-12-18
  • Inclusão dos jovens do campo no Ensino Superior: limites e possibilidades / Inclusion of the countryside youth into higher education: limits and possibilities

    Armenes de Jesus Ramos, Zinara Marcet de Andrade Nascimento, Leandro Turmena
    p. 167-189
    2017-12-04
  • Aprendizagens do “tornar-se”, das experiências formadoras e da visibilidade: aproximações entre autobiografias e educação

    André Augusto Diniz Lira, Maria da Conceição Passeggi
    2021-04-28
  • “Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950)

    Fábio Souza Lima
    2021-08-20
  • Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação

    Maria Raquel Caetano, Valdelaine da Rosa Mendes
    2020-12-21
  • Grundtvig e as escolas populares da Dinamarca: interlocuções com Paulo Freire e contribuições à Educação de Jovens e Adultos no Brasil

    Sergio Haddad, Maria Clara Di Pierro
    2021-11-16
  • Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar

    Walter Kohan, Magda Costa Carvalho
    e86627
    2024-04-30
  • Escritos de L. G. Kumlien e os indícios de variadas ginásticas suecas

    Iara Marina dos Anjos Bonifácio, Anderson da Cunha Baía
    2021-08-20
  • A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura

    Soraya Franzoni Conde
    e86765
    2023-12-05
  • Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental

    Gizele de Souza
    p. 17-31
    2008-11-11
  • Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte

    Tânia Mara Pedroso Muller
    p. 77-95
    2018-06-12
1 a 100 de 500 itens 1 2 3 4 5 > >> 

Palavras-chave

Idioma

  • Deutsch
  • English
  • Español (España)
  • Français (Canada)
  • Italiano
  • Português (Brasil)

Enviar Submissão

Enviar Submissão
Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.