Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP)

Autores

Palavras-chave:

, Políticas Públicas para as Infâncias. Direito à Educação. Bairro Educador. Educação em Territórios. Heliópolis-SP.

Resumo

O artigo apresenta resultado de pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender e dar visibilidade à experiência do Bairro Educador e a incidência da União de Núcleos de Associações de Moradores de Heliópolis e Adjacências/SP (UNAS) nas Políticas Públicas para as infâncias naquele território. Por meio de pesquisa participante, com observações e registros, além de realização de grupos focais com educadores e lideranças comunitárias da região, buscou-se realizar uma pesquisa com os sujeitos “feito desiguais” (Arroyo, 2010) daquele território. Os achados dos grupos focais com lideranças comunitárias da região envolvidas com ações voltadas às infâncias indicam que o Bairro Educador é fruto de construção coletiva de educação integral e intersetorial, forjado nas transformações curriculares e nas relações articuladas no território de uma escola pública municipal local, aliado às resistências e lutas por moradia e por condições básicas e dignas de vida, com ações conjuntas e coordenadas gestadas do território para as Políticas Públicas, do local para o global, jogando luzes sobre o direito à educação (e à cidade) como perspectivas indissociáveis.

Biografia do Autor

Marineide de Oliveira Gomes, Universidade Católica de Santos - SP

Professora do PPGE da Universidade Católica de Santos - SP. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação (FE USP); Mestre em Políticas Públicas (Flacso); Pós- Doutora em Educação (Univ Católica Portuguesa - Lisboa).

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Gomes, M. de O. (2024). Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP). Educar Em Revista, 40(1), e80353. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80353

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente