Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicos

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Produção em Periódicos.

Resumo

O objetivo deste estado de conhecimento é analisar o levantamento de artigos científicos de periódicos nacionais que tratam da interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja sistematização e análise dos dados foram realizadas por meio de categorizações, tendo por base técnicas da Análise de Conteúdo. O levantamento dos periódicos foi realizado via internet, na Plataforma da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Periódicos, por meio do descritor Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo, considerando existir uma interface entre os dois campos de saber. Entre os resultados destaca-se que os artigos apontam para a necessidade da interação entre a educação de jovens e adultos e a educação do campo, tendo os sujeitos do campo e seu contexto cultural o ponto de referência desta educação, superando o paradigma filosófico e curricular vigente urbanocêntrico.

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. E-mail: nildeapoluceno@gmail.com . Orcid: https//orcid.org/0000-0002-3458-584X 

Publicado

2022-03-14

Como Citar

de Oliveira, I. A. (2022). Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicos. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82106

Edição

Seção

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos