História e memória do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (1975-2020)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Educação Universitária, Pós-Graduação em Educação, Pesquisa.

Resumo

Este ensaio trata de um registro de memória que se soma às celebrações dos 45 anos de funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (Brasil). Trata-se, portanto, de uma narrativa escrita a seis mãos, cujo objetivo é narrar e promover uma reflexão sobre os momentos importantes que marcaram profundamente a experiência histórica e a contribuição acadêmica que este Programa de Pós-Graduação acumulou ao longo de quatro décadas e meia na formação de mestres e doutores em Educação. Para compor a trama de dados sobre a história do PPGE, foi feita uma revisão de documentos como: os relatórios anuais (1975-2020), as atas de reunião do colegiado e os textos já publicados sobre a trajetória do Programa. A narrativa, feita por professores que atuam no PPGE, buscou descrever três períodos definidos a partir de uma cronologia marcada pelas fases de criação, consolidação e prospecção do Programa. A partir desta revisão histórica, foi possível destacar elementos que permitem compreender a história do PPGE nos contextos nacional e regional resguardando suas singularidades, bem como apontar linhas e tendências para sua futura evolução.

Biografia do Autor

Marcus Levy Bencostta, Universidade Federal do Paraná

Professor Titular de História da Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR, com pós-doutorado pela École Nationale Supérieure d´Architecture de Versailles (Énsa-v), França (2007-2008) e aperfeiçoamento em Arquitetura Escolar pela Université du Québec à Montréal (Uqam), Canadá (2004). É bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1991), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1993) e doutor em História Social pela USP (1999). Pesquisador do CNPq, editor-chefe da Educar em Revista (2002-2003 / 2013-2014) e editor-adjunto (2015-2016), Coeditor da Revista Brasileira de Educação (2019- atual) e editor de Seção (2016- 2019l). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura escolar (NEPHArqE) (2008-atual)

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. Possui formação de PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá)- UQAM (2017-2018). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989),

Cláudio de Sá Machado Jr., Universidade Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com bolsa da CAPES. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa CNPq. Editor da Revista de História e Historiografia da Educação (RHHE). Organizador do Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de História (GTHE ANPUH).

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Bencostta, M. L., Campos, M. A. T., & Machado Jr., C. de S. (2021). História e memória do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (1975-2020). Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80175

Edição

Seção

Documentos