Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona

Autores

Palavras-chave:

história da educação, educação do corpo, natureza e educação, educação anarquista, Escola Moderna de Barcelona

Resumo

O trabalho discute algumas prescrições e práticas para a educação dos corpos na experiência anarquista da Escola Moderna de Barcelona. Ancorados em um conjunto de reflexões sobre a natureza para o melhor desenvolvimento da educação, percorremos documentos que vão desde tratados sobre a natureza, livros didáticos e artigos publicados no Boletín de la Escuela Moderna no período entre a década de 80 do século XIX e a primeira década do séc. XX. Capturando a voga modernizadora da educação que, no entanto, recuperava a tradição para defender um “retorno à natureza”, os anarquistas se mostraram sintonizados com os apelos do seu tempo, mas inovaram
ao propor uma educação que questionava o status quo, o autoritarismo e advogava a emancipação dos trabalhadores. Para eles, educar era mais do que instruir. Assim, se eles também repercutiram essa preocupação com a regeneração do povo, a sua proposta assumia características particulares, no sentido de formar sujeitos capazes de lutarem por uma sociedade mais justa, livre e igualitária Por isso, atividades como passeios, excursões, além de práticas escolares nas quais a natureza fosse conhecida e compreendida, eram atividades essenciais para que os alunos superassem o obscurantismo e a ignorância que ajudavam a fomentar todas as formas de dominação. Naquela experiência a educação dos corpos era fundamental.

Biografia do Autor

Marcus Taborda de Oliveira, UFMG

Professor titular da Faculdade de Educação da UFMG.

Pedro Prado da Silva Henrique Prado da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Doutorando em Educação pela UFMG

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Taborda de Oliveira, M., & Prado da Silva, P. P. da S. H. (2021). Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76798

Edição

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