Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Educar em Revista
Atual
Equipe Editorial
Edições
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 111 items.
O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
e86000
2024-04-30
Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000
Andrea Barbosa Gouveia
e89555
2023-05-23
Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
Luciana Esmeralda Ostetto, Maria da Assunção Folque
2021-04-28
Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia
Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
e87484
2024-05-02
Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro
2021-05-04
Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional / Training possibilities for university teachers: institutional commitment
Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas
p. 249-263
2018-02-05
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer
229-250
2019-04-01
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
Arthane Menezes Figueirêdo, Graça Aparecida Cicillini
p. 293-304
2016-06-29
Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina
Priscila Juliana da Silva, Orliney Maciel Guimarães
e85565
2023-05-22
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
Pedro Ribeiro Mucharreira
p. 285-302
2018-12-14
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
André Coelho da Silva, Maria José Pereira Monteiro de Almeida
p.181-198
2018-04-06
Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa
Everton Bedin, José Claudio Del Pino
p. 293-309
2018-06-12
Autonomia de professores
Marcelo Valério
p. 327-332
2017-11-23
Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica
João Paulo Pooli, Marcia Baiersdorf
e92773
2023-12-05
Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
2021-04-28
Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências
Maria Aparecida Lima Santos
2021-09-27
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2021-04-28
A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista
Maria Flávia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro
e88326
2024-07-19
A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
2021-06-08
“Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950)
Fábio Souza Lima
2021-08-20
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella, Josimar de Aparecido Vieira
e73172
2023-10-06
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
Vanessa França Simas
2021-05-04
Formação do professor de dança para o contexto escolar
visões e realizações no passo da experiência
Giseli Barreto da Cruz, Cecília Silvano Batalha
e84257
2024-12-03
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84257
O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente
Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
2022-04-06
A prática no processo de formação inicial de professores
uma revisão integrativa
Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
e91579
2025-02-18
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
Cinema negro feminino, estética e política na formação de professoras: uma experiência com o filme Kbela
Fábio José Paz da Rosa
2021-05-10
Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa
Maria Lúcia Resende Lomba, Luciano Mendes Faria Filho
2022-12-21
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
e77386
2023-10-11
Complexos temáticos na formação de professores do campo
Maria Bernadete de Melo Cunha, José Luis de Paula Barros Silva
p. 171-188
2016-09-20
Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores
Meily Assbú Linhales, Giovanna Camila da Silva, Fernanda Cristina dos Santos
2021-06-08
O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais
Tais Wojciechowski Santos, Ricardo Antunes de Sá
2021-06-08
Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
Mauro Cezar Coelho, Wilma Nazaré Baía Coelho
2021-09-27
A educação a distância na formação continuada do professor
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
p. 67-81
Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial
Simone Barreto Anadon, Simone Gonçalves da Silva
e88029
2023-12-05
Apresentação
Claudia Madruga Cunha, Flávia Vieira
p. 13-17
2017-02-25
A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle
Monica Ribeiro da Silva
p. 195-210
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
Flávia Vieira
p. 85-101
2017-02-25
Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio
Ana Isabel Andrade, Filomena Martins
p. 137-154
2017-02-25
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
Eliete Santiago, José Batista Neto
p. 127-141
2016-09-20
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
Licínio C. Lima
p. 143-156
2016-09-20
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
p. 205-222
2016-09-20
A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar:
compreensões à luz da ATD
Cátia Keske, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150
Registros narrativos no estágio curricular:
o caráter alteritário de referências e citações
Mateus Henrique do Amaral, Adriana Varani
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97116
O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990
Leda Scheibe
p. 177-193
A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico
Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
p. 229-246
2015-03-13
Docência em formação:
percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará
Elcimar Simão Martins, Isabela David de Lima Damasceno, Elisângela André da Silva Costa
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671
Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional
Maria Izabel de Almeida
p. 165-176
Formação inicial de professores para a docência com bebês
as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil
Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues, Silvia Helena Vieira Cruz
e88141
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88141
A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade
José Carlos Libâneo
p. 113-147
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
Selma Garrido Pimenta, Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita
p. 87-109
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?
Andreia Vicencia Vitor Alves, Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Caroline Touro Beluque
e87160
2023-10-06
Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
Vanderlei José Valim Vieira Filho, Fábio Peres Gonçalves
e87137
2023-05-23
Currículo, cultura e formação de professores
Antonio Flavio Barbosa Moreira
p. 39-52
Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade
Mônica Aparecida Roodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens
e84349
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84349
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares
Irton Milanesi
p. 209-227
2012-11-26
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
Nádia G Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
2021-09-27
Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental
Giana Raquel Rosa Gouvêa
p. 163-179
2006-10-20
Literacia e consciência histórica
Isabel Barca
p. 93-112
Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EAD
Santiago Castillo Arredondo
p. 13-27
Pessoa, utopia e formação de professores
Blanca Beatriz Díaz Alva
p. 73-84
Designing and testing modules on non-formal education for teacher education candidates: a brazilian experience / Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares do Paraná, 1900-1929
Christiane Gioppo, Gizele de Souza
p. 291-293
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
Leandro Passarinho Reis Júnior
291-308
2019-05-01
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
Paulo Ricardo Ross
p. 203-224
Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola
Vanessa Moreira Crecci, Dario Fiorentini
p.273-292
2018-08-15
Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
Wilma de Nazaré Baía Coelho
p.97-122
2018-06-12
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
Nívia Magalhães da Silva Freitas, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
p.199-216
2018-04-06
Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente
Fernanda Lahtermaher, Giseli Barreto da Cruz
2022-12-21
Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso
Gilberto Lacerda Santos
p. 275-290
2014-04-22
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Gláucia Marcondes Vieira, Maria Laura Magalhães Gomes
p. 257-273
2014-12-08
Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura
Isabel Maria Sabino de Farias, Márcia de Souza Hobold
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560
A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
Rudervania da Silva Lima Aranha, Selma Suely Baçal de Oliveira
e86906
2023-05-23
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
Glauco Gomes de Menezes
p. 283-299
2013-10-07
Co-enseñanza en la formación inicial docente
una experiencia en cursos de práctica pedagógica
Maria Mercedes Jiménez-Narváez, Yesenia Quiceno Serna
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97950
Práxis educativa e Cultura corporal na formação de professores(as) em Educação Física e Pedagogia:
práticas de ensino emancipatórias da Amazônia paraense
Adriane Raquel Santana de Lima, Maria da Conceição dos Santos Costa
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97134
O estágio com pesquisa e a prática de formadores de professores
Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Cristiano Rodrigues de Mattos
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97094
A universidade como lócus da construção da prática profissional do professor formador iniciante
Susana Soares Tozetto, Elizabete Wolkman
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97004
O exercício da docência nas escolas indígenas do Baixo Rio Negro/Manaus/AM:
a transposição das narrativas orais na revitalização dos saberes culturais na Educação Escolar Indígena
Lúcia Helena Soares de Oliveira, Dulce Maria Strieder
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96824
O estágio com pesquisa na proposta formativa da licenciatura em matemática do IFAC – Campus Cruzeiro do Sul:
relato de experiência
Marcondes de Lima Nicácio, José Júlio César do Nascimento Araújo
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96531
As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil
que espaço elas ocupam?
Paulo Sérgio Garcia, Nonato Assis de Miranda
e93728
2024-12-06
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93728
Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
e93014
2024-08-27
Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia
Everton Bedin, Carla Susana Lopes Morais
e87730
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química
Francisca das Chagas Alves da Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
2022-12-21
Mediações emergentes de uma rede sociomaterial:
articulação interdependente na produção de um game na licenciatura
Marcio Roberto de Lima, Silvania Sousa do Nascimento
e85514
2025-08-12
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.85514
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?
Rosemara Perpétua Lopes, Monica Fürkotter
e84255
2023-12-05
Direito de vida e morte em um currículo de Biologia
Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
2020-12-20
Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica / Performances of Pedagogy: anaesthetic-pedagogical narrative
Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
p. 87-103
2018-02-05
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
Bartolina Ramalho Catanante, Lucimar Rosa Dias
p. 103-113
2017-06-18
A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
Sandra Francesca Conte de Almeida, Rosana Márcia Rolando Aguiar
p. 89-101
2017-05-09
A formação profissional nos cursos de licenciatura e o exercício do magistério na educação básica: intenções, realizações e ambiguidades
Carlos Antonio Giovinazzo Junior
p. 51-68
2017-06-18
Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
Magalis Bésser dorneles Schneider, Raquel de Almeida Moraes
p. 307-321
2015-03-14
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
Antonia Emanuela Oliveira de Lima, Fátima Sampaio Silva
p. 293-308
2014-12-08
Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa
Marta Nornberg, Gilberto Ferreira da Silva
p. 185-202
2014-07-18
Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
Monica Folena Araújo, Tereza Luiza de França
p. 237-252
2013-08-08
Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática
Amarildo Luiz Trevisan
p. 195-212
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
p. 201-216
2012-03-16
Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Adriane de Castro Menezes Rangel
p. 167-184
2012-10-05
Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Sandra Freitas de Souza
p. 245-261
Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930).
Jane Soares de Almeida
p. 139-152
Educação a distância: estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores
Ricardo Antunes de Sá
p. 307-307
2008-11-11
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
Rosemara Perpétua Lopes
p. 163-179
2009-11-25
1 a 100 de 111 itens
1
2
>
>>
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed