Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000

Autores

  • Andrea Barbosa Gouveia UFPR

Palavras-chave:

políticas educacionais, valorização docente, formação de professores, neoliberalismo.

Resumo

Neste artigo é apresentado o dossiê “Valorização docente nos contextos do Brasil e do Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo”, considerando-se as condições sociais e políticas únicas, tanto no Brasil quanto no Chile, em que o neoliberalismo foi concebido e implementado. Partindo-se da ideia de que a essência da política é o debate da conjuntura, são apresentados os elementos definitórios para o que os organizadores entendem como marchas e contramarchas do neoliberalismo. Esta ideia-chave é o ponto de partida para a apresentação dos oito artigos que compõem o dossiê, nos quais é evidenciada a centralidade das políticas de formação, remuneração e condições de trabalho dos docentes no Brasil e no Chile. As várias abordagens que compõem as análises mostram uma agenda cotidiana, de certa maneira negociada, que mantém os elementos do neoliberalismo incorporados nas políticas educacionais contemporâneas.

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Gouveia, A. B. (2023). Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000. Educar Em Revista, 39, e89555. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89555

Edição

Seção

DOSSIÊ Valorização Docente nos Contextos de Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo