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Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação

Arthane Menezes Figueirêdo, Graça Aparecida Cicillini

Resumo


O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial.

 

Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.

Palavras-chave


Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.

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