Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.

Resumo

O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: “Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental”? A metodologia utilizada foi entrevista aberta semiestruturada, a qual realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos conceitos e, entre os negativos, destaca-se as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial.

 

Palavras-chaves: Formação Inicial. Curso de Pedagogia. Professoras dos primeiros anos do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Arthane Menezes Figueirêdo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no Departamento de Educação, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação Latu Sensu em Política Educacional.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Figueirêdo, A. M., & Cicillini, G. A. (2016). Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação. Educar Em Revista, 32(60), p. 293–304. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45144

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