Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética

Autores

Palavras-chave:

Narrativas autobiográficas, Formação estética docente, Pesquisa-formação, metodologia, Encontros-ateliê, Memória, infância.

Resumo

A formação estética docente, relacionada a processos, experiências e repertórios que contribuem para alargar a sensibilidade e ampliar as possibilidades de interpretação e de atuação no mundo, é o foco do presente artigo, resultado de investigação realizada com professoras em formação inicial. Situado no campo teórico-metodológico das abordagens autobiográficas, o estudo articulou fundamentos de uma pedagogia da autonomia e práticas artísticas. O trabalho com múltiplas linguagens sustentou os saberes-fazeres de encontros-ateliê, principal dispositivo de geração de dados biográficos, arquitetado para perscrutar a questão: O que marca a educação das sensibilidades de professoras em formação inicial? Caracterizado como espaço para o exercício de rememorar e tecer narrativas de processos formativos, nos encontros-ateliê fez-se uso de artefatos artístico-expressivos, até chegar à escrita narrativa. Os percursos visibilizados indicam que: a formação estética vai sendo tecida, desde a infância, com miudezas, com fios não apenas da arte, mas sobretudo da/na natureza; as experiências estéticas, que conectam sensibilidade e cognição, fazem-se com a presença de figuras de ligação que ajudam a ampliar sentidos e significar a vida pelo afeto. Um aspecto da metodologia também foi ressaltado: a forma e o conteúdo dos encontros-ateliê, apoiando a escuta de professoras em formação por meio de fazeres artísticos-artesanais-corporais, além de validar um singular dispositivo para a pesquisa autobiográfica, legitimam um instrumento de formação que propicia mais do que um conhecimento de si, a prática de si.

Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada 3. Faculdade de Educação da UFF: Programa de Pós-graduação em Educação e Curso de Pedagogia.

Lider do FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte.

 

Maria da Assunção Folque, Universidade de Évora

Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora – Portugal; Membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia no qual  coordena o tema Formação e Desenvolvimento Profissional.

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Ostetto, L. E., & Folque, M. da A. (2021). Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75592

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo