Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional / Training possibilities for university teachers: institutional commitment

Autores

  • Elena Maria Billig Mello Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Diana Paula Salomão de Freitas Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia universitária, Metodologia dialética / Teacher training, University pedagogy, Dialectical methodology

Resumo

Este texto é fruto de uma reflexão teórica sobre a formação dos docentes do ensino superior, com base em uma pesquisa-ação desenvolvida com servidores de uma universidade federal situada no Rio Grande do Sul (RS). Os elementos trazidos à discussão são resultados da pesquisa-ação (BARBIER; THIOLLENT) desenvolvida sobre a formação continuada por meio de Cursos de Formação Pedagógica fomentados pela gestão e desenvolvido em campi da Universidade, considerando a concepção de desenvolvimento profissional docente (ALMEIDA; PIMENTA; RIOS). A formação ofertada configura-se como uma das ações da pedagogia universitária (CUNHA; FRANCO) em construção na Instituição. Os resultados do trabalho foram analisados por meio de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI). A matriz teórico-conceitual tem como base a metodologia dialética de construção do conhecimento (VASCONCELLOS). Os resultados encontrados por meio da análise textual discursiva corroboram a fundamentação teórica adotada neste trabalho e na própria Universidade quanto ao fenômeno da formação docente como um elemento crucial à qualidade da educação.

* * *

This text is the result of a theoretical reflection about the higher education teachers’ Training Process fomented by the management process in a federal university located in Rio Grande do Sul/Brazil. Considering the conception of professional teacher development (ALMEIDA; RIOS) we brought for discussion the results of the action research (BARBIER; THIOLLENT) developed by a Course offered, as one of the actions of the university pedagogy (CUNHA; FRANCO), under construction in the Institution. The results of the study were analyzed by Textual Discursive Analysis (MORAES; GALIAZZI). The theoretical-conceptual matrix is based on the dialectical methodology of knowledge construction (VASCONCELLOS). The results found through the Textual Discursive Analysis corroborate the theoretical foundation adopted in this work and the University itself regarding the phenomenon of teacher education as a crucial element to the quality of education.

Biografia do Autor

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cruz Alta (1985); especialização em Leitura (UNICRUZ, 1990); especialização em Educação Supervisão Escolar (UNIJUÍ, 1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atuou como Pró­-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa ­ UNIPAMPA, gestão 2012-­2015. É professora adjunta na Universidade Federal do Pampa -­ UNIPAMPA, na graduação e pós-­graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-­Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, pedagogia universitária, política e legislação educacional, gestão da educação.

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008), mestrado em Educação Ambiental (2010) e doutorado em Educação em Ciências(2015) pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, ministrando componentes curriculares da área da Educação para cursos de Licenciatura, Especialização em Neurociências Aplicada à Educação; Especialização em Educação e Diversidade Cultural e Especialização em Educação Ambiental, além de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, tendo o ensino por pesquisa como metodologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, interdisciplinaridade, educar pela pesquisa, educação;estético-ambiental, e formação acadêmico-profissional

Downloads

Publicado

2018-02-05

Como Citar

Mello, E. M. B., & Freitas, D. P. S. de. (2018). Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional / Training possibilities for university teachers: institutional commitment. Educar Em Revista, 34(67), p. 249–263. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51483

Edição

Seção

Demanda Contínua